Diante da evolução da pandemia, FMI joga previsão do PIB brasileiro para -9,1%

Entre os fatores levados em conta pelo FMI para fazer a previsão está o abalo na economia doméstica provocado pela enfermidade, além do ambiente externo negativo

Foto: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

O Fundo Monetário Internacional (FMI) piorou a projeção de queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020, de -5,3% em abril para -9,1% neste mês, de acordo com as atualizações de previsões divulgadas pelo documento Perspectiva Econômica Mundial.

O documento leva em conta evolução da pandemia do coronavírus no país.

Para 2021, o FMI elevou a estimativa de crescimento de 2,9% para 3,6%.

Entre os fatores levados em conta pelo FMI para fazer a previsão está o abalo na economia doméstica provocado pela enfermidade, que inclusive provocou efeitos muito ruins na confiança de consumidores e de empresários. Além disso, o ambiente externo ficou negativo com a crise internacional gerada pela covid-19, o que abalou o fluxo de capitais para emergentes e os preços de commodities.

"Na América Latina, onde muitos países continuam lutando para conter infecções, as duas maiores economias, Brasil e México, têm estimativa de contração de 9,1% e 10,5%, respectivamente em 2020", apontou o Fundo.

Com informações do Estadão

Temas