Supostos funcionários do governo dos EUA tentam invadir consulado da China em Houston

Grupo tentou arrombar a porta dos fundos do edifício, depois que a Casa Branca decidiu fechar a sede diplomática chinesa, mas aparentemente não conseguiu. Perguntados pela imprensa local sobre quem representavam, eles se negaram a responder

Entrada do consulado da China em Houston (foto: Xinhua)
Escrito en GLOBAL el

Imagens registradas por chineses residentes nos Estados Unidos, gravadas na tarde desta sexta-feira (24), mostram um grupo de homens, supostamente funcionários do governo dos Estados Unidos tentando invadir o edifício onde está a sede do consulado da China, em Houston.

A ação teria sido realizada por funcionários do governo estadunidense, que pretendiam desalojar o local, devido a que, na terça-feira (21), a Casa Branca decretou o fechamento da sede diplomática.

As imagens mostram três tentativas fracassadas do grupo, que utilizou diferentes ferramentas elétricas para tentar arrombar a porta dos fundos do edifício. Aparentemente, não teriam tentado outras vezes, e a invasão do consulado não teria acontecido.

A imprensa norte-americana afirma que o grupo “supostamente seria formado por funcionários do governo estadunidense”, mas ainda não há confirmação sobre essa informação. Jornalistas que estavam no local chegaram a perguntar a eles sobre quem os enviou para realizar a ação, mas eles se negaram a responder.

O governo dos Estados Unidos decidiu fechar o consulado chinês em Houston após a divulgação, no último fim de semana, de fotos e vídeos onde se viu fumaça saindo pelo teto do edifício, o que a Casa Branca entendeu como um “indício de queima de documentos, possivelmente ligados a ações de espionagem”.

A China respondeu a acusação dizendo se tratar de uma “provocação sem precedente”, e, em represália, decidiu fechar o consulado dos Estados Unidos em Chengdu, também nesta sexta-feira.