Venezuela acusa governo da Colômbia de vínculo com grupo que vandalizou seu consulado em Bogotá

De acordo com o chanceler Jorge Arreaza, governo venezuelano considera a direita colombiana “responsável pela perda ou violação dos bens, arquivos e documentos, segundo o estabelecido pela Convenção de Viena”

Destroços no consulado da Venezuela em Bogotá, após ataque vandálico (foto: Twitter)
Escrito en GLOBAL el

O Ministério das Relações Exteriores da Venezuela apresentou uma denúncia perante a comunidade internacional nesta terça-feira (28), devido a uma ação de vandalização realizada contra a sede consular do país em Bogotá.

O ataque aconteceu teria acontecido durante a madrugada, nas primeiras horas desta terça-feira (28). Devido à ruptura das relações formais entre os dois países, o local se encontrava desabitado, e não possuia sequer um segurança, razão pela qual não houve pessoas feridas, mas sim destruição de bens materiais e documentos.

Na acusação, o governo venezuelano afirmou que possui informações de que o grupo que teria realizado o ataque ao local teria vínculos com a direita colombiana e com o governo de Iván Duque, presidente do país vizinho.

Segundo o documento divulgado por Caracas, “o Governo colombiano incorre em flagrante violação dos artigos 22 e 24 da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, ao permitir, por ação ou omissão a (sua) ocupação ilegal. A República Bolivariana da Venezuela considera o Governo da Colômbia responsável pela perda ou violação dos bens, arquivos e documentos, segundo o estabelecido no artigo 24 da Convenção de Viena”.

Apesar de a sede diplomática venezuelana estar desabitada há meses, devido às desavenças entre os dois governos, o documento também lembra que “no caso de uma ruptura das relações diplomáticas entre dois Estados, ou se for finalizada definitiva ou temporariamente uma missão, o Estado receptor será obrigado a respeitar e proteger, mesmo em caso de conflito armado, as instalações da missão, bem como os seus bens e arquivos”.

Finalmente, o texto diz que “a República Bolivariana da Venezuela reserva-se às ações diplomáticas recíprocas a que houver lugar para compensar esse ataque inaceitável às instalações da missão venezuelana na República da Colômbia”.