Trump afirma que está considerando medidas contra rede chinesa TikTok

Assessores do presidente estadunidense teriam recomendado sanções, por considerar que a plataforma representaria uma “ameaça à segurança cibernética” do país

ReproduçãoCréditos: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quarta-feira (29) que a Casa Branca está estudando medidas de restrição com relação ao TikTok, uma rede de vídeo chinesa que vem se tornando muito popular entre os adolescentes.

Segundo o mandatário estadunidense, seus assessores estão “analisando o que fazer com o Tiktok, pensando em tomar uma decisão”. Entre esses assessores estariam os membros do Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos, que prometeu apresentar um parecer até a sexta-feira.

Dentro desse comitê estão alguns assessores do presidente estadunidense que teriam recomendado sanções, por considerar que a plataforma representaria uma “ameaça à segurança cibernética” do país.

O TikTok é uma plataforma de vídeos chinesa, embora já tenha quase 800 milhões de usuários fora da China. Atualmente, é a sétima rede social mais popular do mundo, segundo dados do portal Datareportal.

As teorias conspiratórias sobre o TikTok não são uma novidade nos Estados Unidos. Em outubro do ano passado, os senadores Charles Schumer (Partido Democrata) e Tom Cotton (Partido Republicano) protocolaram um pedido de investigação para questionar as práticas de coleta de dados da empresa ByteDance, proprietária e operadora da TikTok.

Segundo eles, a empresa chinesa poderia estar cooperando com os serviços de inteligência de Pequim, e se tornando “um instrumento de difusão da influência estrangeira nos Estados Unidos”.