Vídeo: policial joga bomba de gás para obrigar passageiros a descer de ônibus em Honduras

Dezenas de pessoas correram desesperadamente para fugir de dentro do veículo, e muitas delas passaram mal do lado de fora, assim como ocupantes de veículos próximo ao ônibus, que também foram afetados pela fumaça

Momento em que o policial hondurenho se prepara, um segundo antes de atirar a bomba dentro do ônibus (foto: Twitter)
Escrito en GLOBAL el

Em Honduras, um policial utilizou uma bomba de gás lacrimogêneo para obrigar os passageiros de um ônibus a descer. A agressão aconteceu nesta quinta-feira (13), em um caminho intermunicipal entre San Pedro Sula e Choloma, na região noroeste do país.

O conflito teria acontecido pela manhã, quando um ônibus transportava trabalhadores de San Pedro Sula até uma fábrica em Choloma. Uma equipe de policial interceptou o veículo devido a uma suposta irregularidade, e obrigou o motorista e os trabalhadores a descer para averiguações, mas estes se negaram a fazê-lo.

Neste vídeo, é possível ver o policial ameaçando jogar uma bomba de gás caso as ordens não sejam acatadas. Os passageiros não se deixaram levar pela ameaça, mas ele cumpriu a promessa.

No vídeo seguinte, gravado por um motoqueiro do lado de fora do ônibus, é possível ver dezenas de passageiros saindo desesperadamente do veículo. Alguns se ajoelham, outros tentam se afastar para recuperar a respiração. Pessoas em veículos parados no engarrafamento que se formou perto do ônibus também foram afetadas pela fumaça.

Os policiais que protagonizaram a agressão são ligados à DNVT (Direção Nacional de Estradas e Transportes de Honduras). Após a repercussão do vídeo nas redes sociais, a Polícia Nacional de Honduras, entidade que controla o DNVT, emitiu um comunicado no qual informava que os agentes estavam realizando tarefas de supervisão e controle para cumprimento das medidas de biossegurança relativos à pandemia do novo coronavírus.

No entanto, o órgão também reconheceu que os policiais de Choloma “aplicaram um procedimento policial inadequado” e asseguraram que será realizada uma investigação do caso, e que os policiais envolvidos permanecerão temporariamente suspensos.