Trump diz que “não sabia nada” sobre o projeto que levou Bannon à prisão

Presidente dos EUA afirma que detenção de seu ex-estrategista por lavagem de dinheiro e desvio de recursos é ‘triste’ e ‘surpreendente’

Donald Trump, ex-presidente dos EUA. (Foto: Joyce N. Boghosian/Divulgação Casa Branca)
Escrito en GLOBAL el

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (20) que não sabia nada sobre o projeto de arrecadação de fundos para construir um muro que levou seu ex-guru Steve Bannon à prisão.

“Eu não sei nada sobre o projeto, mas quando li sobre ele não gostei”, afirmou o empresário que ocupa a Casa Branca a jornalistas. “Eu achei que era um projeto para um governo, não para pessoas, para uma iniciativa particular.”

Bannon foi preso por lavagem de dinheiro e fraude e campanhas online. Ele foi acusado, com outras três pessoas, de desviar recursos de uma campanha de arrecadação de fundos para construir um muro entre os EUA e o Mèxico. O muro foi promessa de campanha de Trump.

Idealizador e líder da internacional de ultradireita O Movimento – que tem Eduardo Bolsonaro como embaixador na América do Sul -, Bannon atuou nos anos iniciais no governo de Trump. Mas estava fora da Casa Branca desde agosto de 2017.

Sobre a prisão em si, Trump disse: "Acho que é uma coisa muito triste para Bannon. Acho que é surpreendente".

O presidente dos EUA foi pressionado por uma jornalista a falar sobre outros ex-assessores envolvidos em problemas judiciais, mas fugiu da pergunta.