Biden culpa Trump por incêndios e o chama de “terrorista climático”

Candidato democrata afirmou que incêndios que devastam a costa oeste dos Estados Unidos são fruto da postura negacionista do seu adversário e atual presidente, e pediu para “não dar mais quatro anos a quem colocou fogo no país”

Incêndio no noroeste dos Estados Unidos (foto: ABC News)
Escrito en GLOBAL el

O senador Joe Biden, candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, afirmou em entrevista a meios locais que o atual presidente Donald Trump, seu adversário na disputa pela Casa Branca, é o verdadeiro responsável pelos incêndios registrados na costa oeste do país há vários dias.

O opositor também usou o termo “terrorista climático” para se referir ao seu adversário, e fez um apelo aos eleitores. “Se dermos mais quatro anos de mandato (a Trump), alguém ficaria surpreso se tivermos mais incêndios se espalhando por toda a América?”, perguntou o candidato.

A postura de Biden procura atacar uma das características mais conhecidas de Trump, que é o seu negacionismo com respeito às mudanças climáticas.

Diga-se de passagem, o presidente e candidato à reeleição pelo Partido Republicano reforçou esta imagem neste fim de semana, após ser questionado por jornalistas estadunidenses se acha que os incêndios poderiam fazê-lo mudar de ideia e começar a acreditar nos problemas a respeito do clima.

Em resposta, Trump disse que, para ele, os incêndios são obra de uma má administração das reservas florestais, e sobre a se as mudanças climáticas poderiam ter algo a ver com o caso, disse que “nem a ciência sabe realmente se isso é verdade”.