Assange pode ser enviado para prisão de segurança máxima que enlouquece detentos

Se for condenado e extraditado para os EUA, fundador do WikiLeaks ficaria isolado em ADX Florence, no Colorado, onde estão terroristas e o narcotraficante mexicano Joaquín "Chapo" Guzmán

Foto: Arquivo
Escrito en GLOBAL el

Julian Assange, fundador do WikiLeaks, pode ser enviado para a prisão federal de segurança máxima ADX Florence, no Colorado, se for considerado culpado de espionagem e extraditado para os Estados Unidos. A avaliação é de Maureen Baird, ex-diretora do Centro Correcional Metropolitano de Nova York, em declaração ao tribunal penal de Old Bailey, em Londres. O ativista está detido no Reino Unido.

Baird advertiu que Assange provavelmente enfrentaria as condições de prisão mais severas que os EUA podem impor, o que pode levar a uma variedade de problemas de saúde mental, incluindo ansiedade e paranóia.

"Com base na minha experiência de quase três décadas de trabalho em prisões federais, concordo que o isolamento de longo prazo pode ter sérios efeitos negativos na saúde mental de um presidiário", afirmou Baird.

Baird explicou que o ativista provavelmente será detido sob medidas administrativas especiais, tanto em prisão preventiva quanto após qualquer condenação, devido a questões de segurança nacional. De acordo com essas medidas, que ficam a critério do procurador-geral dos EUA e que têm sido usadas contra terroristas condenados, os internos passam a maior parte do dia confinados em suas celas, sem contato com outros internos e com pouco contato com o mundo exterior.  

Devido à exigência provável destas medidas, o "único lugar" que atende esses critérios é ADX Florence. "A menos que haja é uma mudança grave em sua condição médica" disse Baird. Segundo ele, o ativista deve estar "quase morrendo" para ser enviado a outra instalação. 

A prisão ADX Florence, conhecida como "Alcatraz of the Rockies" e "Supermax", foi projetada para encarcerar os criminosos considerados os mais perigosos do sistema penal dos EUA. Desde que está em funcionamento, ninguém conseguiu escapar.

Entre os atuais detentos estão o narcotraficante mexicano Joaquín "Chapo" Guzmán, um dos autores da bomba na Maratona de Boston, Dzhokhar Tsarnaev, e Zacarias Moussaoui, condenado por envolvimento nos ataques terroristas de 11 de setembro. As duras condições do local o colocaram no Guinness Book, o livre mundial dos recordes, como uma das prisões mais seguras do mundo.