Imagem de satélite indica que Coreia do Norte prepara lançamento de míssil submarino

Relatório de centro de estudos dos EUA afirma que a atividade era "sugestiva, mas não conclusiva, de preparações para um teste”

Reprodução/YouTube/France24
Escrito en GLOBAL el

Imagens de um estaleiro na Coreia do Norte feitas por satélite mostram atividades que, segundo especialistas, sugerem preparações para um teste de mísseis balísticos de médio-alcance e de lançamento submarino.

As imagens foram realizadas no última sexta-feira (4) e a avaliação é do Centro para Estudo Estratégicos e Internacionais, dos Estados Unidos. Segundo a entidades, imagens do estaleiro norte-coreano Sinpo mostravam várias embarcações em um reservatório naval seguro. Uma delas se assemelhava com embarcações usadas anteriormente para rebocar uma plataforma de testes submergível para o mar.

O relatório diz que a atividade era "sugestiva, mas não conclusiva, de preparações para um teste de um míssil balístico de lançamento submarino Pukguksong-3 a partir da barca plataforma de testes submergível".

Foto: Reprodução/Facebook

Em outubro do ano passado, a Coreia do Norte disse ter feito no mar um disparo-teste bem-sucedido do Pukguksong-3, um novo míssil balístico de lançamento submarino, como parte das iniciativas para conter ameaças externas e intensificar sua auto-defesa.

O lançamento foi visto por analistas como uma provocação do regime norte-coreano de Kim Jong-un, que iniciou em 2018 um diálogo com os EUA, que busca a redução dos programas de armas e mísseis nucleares do país.