Chanceler da Venezuela pede a Ernesto Araújo: “chega de terraplanismo”

Jorge Arreaza criticou ministro das Relações Exteriores de Jair Bolsonaro por insistir em reconhecer a legitimidade de Juan Guaidó, que perdeu o seu mandato de deputado nesta terça-feira

Jorge Arreaza e Ernesto Araújo (foto: Alberto News)
Escrito en GLOBAL el

A insistência do chanceler Ernesto Araújo em dizer o Brasil reconhece o mandato de Juan Guaidó como deputado e como “presidente interino” da Venezuela mereceu resposta do colega venezuelano Jorge Arreaza.

Em um tuíte publicado nesta terça-feira (5), o ministro de Relações Exteriores da Venezuela primeiro perguntou “qual é o artigo da Constituição da República Bolivariana da Venezuela em que o senhor baseia esta declaração ilegal?”.

Em seguida, ele faz um pedido mais imperativo a Araújo: “não minta. Aja como ministro das Relações Exteriores. Chega de tanto terraplanismo!”.

https://twitter.com/jaarreaza/status/1346589281582780416

A resposta de Arreaza se referia a um tuíte de Araújo, no qual ele expressa que “a prorrogação dos atuais mandatos parlamentares tem amparo na Constituição venezuelana e em decisão da Suprema Corte legítima, e justifica-se diante do desrespeito do regime Maduro às leis eleitorais, ao estado de direito, às liberdades fundamentais e à dignidade do seu povo”.

A tentativa de Araújo e do Brasil em manter o reconhecimento a Guaidó ignora o fato de que os 277 deputados eleitos (alguns reeleitos) nas eleições legislativas de dezembro de 2020 tomaram posse na Assembleia Nacional da Venezuela nesta mesma terça.

Juan Guaidó, que boicotou o pleito alegando ser ilegítimo, não se reelegeu e, portanto, perdeu seu mandato, o que enfraquece ainda mais sua estratégia de se autodenominar “presidente interino da Venezuela”, posição que se sustentava no fato de que ele era deputado e chegou a ser presidente da Assembleia Nacional em 2019.