VÍDEO: Em Roma, Bolsonaro tenta fugir de protestos, mas é alvo de vaias na rua

Isolado, presidente está repetindo na Itália o mesmo vexame que passou na ONU em Nova York

Bolsonaro em Roma (Foto: José Dias/PR)
Escrito en GLOBAL el

Pouco mais de um mês após passar vergonha durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York (EUA), Jair Bolsonaro está repetindo a situação em Roma, na Itália. O presidente, que está no país europeu para a cúpula do G-20, tirou esta sexta-feira (29) para passear, já que está isolado e não tem encontros bilaterais, exceto com o presidente italiano, com chefes de Estado, e tentou fugir de protestos, mas não conseguiu.

Ao passear pelo Panteão, monumento mais bem conservado da Roma Antiga, o chefe do Executivo foi alvo de uma forte vaia de pessoas que estavam na rua. Bolsonaro estava acompanhado de assessores e de seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Patriota-RJ) e, apesar do protesto estrondoso, acenou e fingiu que estava sendo aclamado.

Assista à cena.

https://twitter.com/GuilhermeBoulos/status/1454153461591838726

Segundo informações do colunista Jamil Chade, do Uol, antes do passeio no Panteão Bolsonaro teve que sair escondido da Embaixada do Brasil para fugir de protestos. O mandatário não deu uma palavra sobre a reunião do G-20.

O único compromisso oficial de Bolsonaro nesta sexta é com Sergio Mattarella, presidente da Itália. O anfitrião do G-20 se reunirá pessoalmente com todos os convidados.

Mais protestos

Em Anguillara Veneta, cidade onde Bolsonaro deve receber honraria concedida por prefeita de extrema-direita, manifestantes fizeram protesto.

Indignados com a concessão de cidadania honorária para Bolsonaro, os integrantes do grupo ambientalista “Rise Up 4 Climate Justice” picharam a sede da prefeitura da cidade. A frase “Fora Bolsonaro” estampou a parede do prédio oficial. Além disso, os manifestantes espalharam tintas coloridas pela fachada.

Diocese de Pádua, localizada em Anguillara Veneta, também reagiu à concessão do título de cidadão honorário dado pela prefeita Alessandra Buoso. Os frades decidiram que, na próxima segunda-feira (1), data em que Bolsonaro estará no local, não o receberão na basílica de Santo Antônio.

O prefeito de Pádua, província onde fica localizada Anguillara Veneta, Sergio Giordani, de centro-esquerda, também informou que não está programando nenhum encontro e que sua agenda já está lotada para a segunda-feira.