Lula se encontra com deputadas do SPD, partido centenário da social-democracia alemã

Ex-presidente festejou novo governo do partido: “a mais recente vitória da democracia no mundo aconteceu aqui na Alemanha”

Lula com Yasmin Fahimi e Isabel Cadermatori. Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou hoje (12), em Berlim, com as deputadas Yasmin Fahimi e Isabel Cadermatori. As duas foram eleitas em setembro pelo SPD, partido social-democrata alemão que completou 140 anos em 2015.

Na ocasião, eles conversaram sobre a situação política na Europa e no Brasil, diante das perspectivas de formação de um novo governo da SPD na Alemanha, que Lula apontou como “a mais recente vitória da democracia no mundo aconteceu aqui na Alemanha”.

Também estava presente o presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante.

Para Fahimi “é uma felicidade e uma honra vê-lo aqui hoje, com saúde e sua vontade de lutar pela democracia no Brasil”.  A deputada alemã tem um grande diálogo com o Brasil há anos. O ex-presidente teve reuniões com Fahimi no Brasil e na Alemanha, em 2014 e 2015, e ela esteve no Brasil em 2019, onde protestou contra a prisão ilegal que Lula sofria naquele momento, promovida pelo então juiz Sérgio Moro.

“A luta contra a pobreza e a proteção ao meio ambiente tem que andar de mãos dadas”  disse Fahimi, com quem Lula se reencontra após sua última visita a Alemanha, em março de 2020.

Participou também do encontro Isabel Cadermatori, recém-eleita deputada pelo SPD nas últimas eleições. Cadermatori tem 33 anos, foi eleita para seu primeiro mandato e é neta do último ministro da Economia de Salvador Allende, que foi preso pela ditadura de Pinochet.

Com informações do Lula.com