Bloomberg: "Lula recebe boas-vindas calorosas, ao contrário de Bolsonaro"

Site internacional comparou as recepções do ex-presidente e do atual mandatário durante visita à Europa

Lula na União Europeia (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en GLOBAL el

"Lula recebe boas-vindas calorosas, ao contrário de Bolsonaro". Esta foi a manchete do site da Bloomberg, ao comparar as recepções do ex-presidente Lula e de Jair Bolsonaro durante visita à Europa.

A reportagem, escrita por Samy Adghirni, citou o fato de Lula liderar as pesquisas para as eleições de 2022 e afirmou que a recepção do petista foi "calorosa, em total contraste com o atual líder do país, Jair Bolsonaro".

"Poucos dias depois que Bolsonaro apareceu isolado na cúpula do Grupo dos 20 em Roma, Lula conseguiu garantir uma série de reuniões de alto nível com autoridades europeias", destacou o site, ressaltando o encontro do Alto Representante das Relações Exteriores da União Europeia, Josep Borrell, que disse no Twitter que eles tiveram um "bom intercâmbio" sobre as relações UE-América Latina.

A Bloomberg também lembrou que, nesta terça-feira (16), Lula será recebido pela prefeita e candidata à presidência de Paris, Anne Hidalgo. Já na semana passada, ele foi recebido pelo futuro chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.

"Os dois líderes brasileiros não poderiam ser mais diferentes. Lula é um ex-líder sindical que governou o país entre 2003 e 2010 com uma plataforma de redistribuição de renda alimentada pela alta dos preços das commodities. Ele viu seu poder de estrela enfraquecer após uma investigação massiva de corrupção que o levou à prisão até 2019. Um juiz da Suprema Corte acabou anulando as condenações de Lula, abrindo caminho para ele se candidatar novamente", afirmou a reportagem.

"Bolsonaro, por sua vez, é um ex-capitão do exército de extrema direita com um gosto por armas que foi eleito em 2018 com a promessa de combater a corrupção e defender os valores familiares tradicionais. Seu mandato foi prejudicado pelo tratamento inadequado do coronavírus e por uma economia lenta. Ele também é cético em relação às mudanças climáticas", continuou.