"Forma como Lula é recebido na Europa é esperança de que Brasil voltará a subir", diz Anice Lawson

Estudante do Benin, que viralizou em vídeo ao lado do ex-presidente, afirmou em entrevista exclusiva ao Fórum Onze e Meia que Lula é "muito querido como pessoa e ser humano" no continente africano

Reprodução/Instagram
Escrito en GLOBAL el

Anice Lawson, estudante do Benin que viralizou ao aparecer em um vídeo emocionante com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas ruas de Paris, falou nesta quarta-feira (17) sobre as impressões que o petista tem na Europa e no continente africano. Segundo ela, a forma como Lula é recebido na Europa é "uma esperança que o Brasil voltará a subir".

"A forma como o povo recebe ele não só aqui na França, mas na Europa inteira, é uma esperança que o Brasil voltará a subir, a chegar no lugar onde estava", afirmou em entrevista exclusiva ao Fórum Onze e Meia. Já em relação a Benin e Togo, disse que Lula "é muito querido como pessoa e ser humano".

Anice estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro graças a uma cooperação acadêmica entre Brasil e África, assinada durante o governo do PT. Ela se formou em Ciência Política e está fazendo doutorado em Paris.

"Lula é muito bem visto em relação as políticas públicas que permitem que os africanos possam ir ao Brasil e que os brasileiros possam vir à África. Quando pensam nessa troca, a imagem que sempre chega é a do Lula. As políticas públicas são mais do que essenciais para manter esse laço que a África precisa ter com o povo brasileiro", afirmou a estudante.

Além disso, Anice ressaltou que existe uma comparação muito forte entre o petista e o atual presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido).

"Durante a pandemia o Brasil tinha uma imagem muito para baixo, principalmente no exterior. Parece que estava tendo conflito entre o presidente o povo inteiro", disse. "Não sou brasileira, mas morei no Brasil, adotei como país, para mim foi muito duro... Eu imagino para os brasileiros como deve ter sido", continuou.

Encontro com Lula foi inesperado

Ela contou, ainda, que encontrou Lula de forma inesperada e que sequer sabia que o ex-presidente havia chegado em Paris.

"Quando ele estava na Bélgica, eu estava assistindo as apresentações que estavam acontecendo. Eu tinha planejado ir a universidade que ele deu a palestra ontem", relatou, referindo-se ao Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po).

"Eu fui ao banco e queria ir ao mercado, que fica bem em frente ao hotel dele. Estava andando e quando eu vi era Lula entrando no carro", continuou a estudante, que disse ter ficado "muito emocionada".

Assista ao vídeo:

https://twitter.com/LulaOficial/status/1460579566590775298?s=20

Notícias sobre África só chegam quando "é algo ruim"

Anice também falou sobre o seu projeto de pesquisa no Brasil, que constituiu em analisar como a grande mídia retrata o continente africano. De acordo com ela, as informações só chegam quando "é algo ruim".

"Não enaltece ao ser humano. Percebi que tem a forte presença da miséria do continente, da pobreza que é colada ao continente. Tem tudo isso no continente, mas tem também coisas boas que acho que tem que falar para as pessoas que são pretas e pretos, para que possam se sentir representadas", finalizou.

https://www.youtube.com/watch?v=_8R1LOPXiQA

Temas