Olaf Scholz conclui acordo para governar a Alemanha e Lula celebra

Político de esquerda, do SPD, substituirá Angela Merkel, que está no poder há 16 anos. Scholz deve assumir como chanceler federal em dezembro. Ele recebeu o ex-presidente brasileiro em seu giro pela Europa

Lula se reúne em Berlim com Olaf Scholz, vencedor da última eleição na Alemanha e provável sucessor de Merkel (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en GLOBAL el

Após uma longa negociação de semanas, envolvendo social-democratas, verdes e liberais, Olaf Scholz, político de esquerda, do SPD, deve assumir o cargo de chanceler federal (equivalente ao de primeiro-ministro) na Alemanha, substituindo Angela Merkel, que ocupa o cargo há 16 anos.

O partido de Scholz venceu as eleições gerais de 26 de setembro no país, com 25,7% dos votos, mas precisou negociar com os adversários para formar um governo, já que o SPD não conquistou cadeiras suficientes para indicá-lo automaticamente para o cargo mais importante do país mais rico da Europa.

Pelo rito alemão, uma eleição indireta, realizada no Bundestag, o parlamento federal da Alemanha, em 6 de dezembro, deve ratificar a decisão em empossar Scholz, em substituição a Merkel.

O ex-presidente Lula, pré-candidato à Presidência da República e líder em todas as pesquisas para a disputa ao Palácio do Planalto de 2022, saudou o novo líder alemão, com quem seu encontrou em seu recente giro pela Europa, quando também foi recebido pelo presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, no Palácio de la Moncloa, em Madri, e pelo presidente francês Emmanuel Macron, numa cerimônia de chefe de Estado realizada no Palácio do Eliseu, em Paris.

“Desejo sucesso ao companheiro Olaf Scholz, que acaba de concluir um exitoso acordo para suceder o governo da Alemanha”, escreveu o líder brasileiro de esquerda em seu perfil oficial no Twitter.

Encontro recente com Scholz

Apesar de estar longe da presidência da República desde 2010, Lula (PT) vem sendo tratado internacionalmente como um chefe de Estado. Em sua viagem pela Europa, o ex-presidente foi recebido, em Berlim, capital da Alemanha, por Olaf Scholz, sucessor de Angela Merkel, em 12 de novembro.

“Encerrando a passagem por Berlim com uma agradável conversa com Olaf Scholz, vencedor da eleição alemã em setembro. Falamos sobre o processo que está em curso para a formação de um novo governo e sobre a importância de fortalecer a cooperação Brasil Alemanha”, escreveu Lula ao divulgar uma foto com o líder social-democrata.