Presidente do Peru, Castillo é alvo de tentativa de golpe pela oposição de direita

Sem argumentos que justifiquem a destituição de Pedro Castillo, congressistas de direita alegam uma suposta “incapacidade moral” do presidente para exercer a função

O presidente peruano Pedro Castillo - Foto: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

A América do Sul está sendo alvo de mais uma tentativa de golpe. Desta vez, no Peru. Um grupo de congressistas de três partidos de direita (Avança País, Força Popular e Renovação Popular) apresentaram, nesta quinta-feira (25), no Parlamento, um pedido de destituição do presidente eleito legitimamente pelo povo, Pedro Castillo.

Sem argumentos que justifiquem a medida, a oposição alega uma suposta “incapacidade moral” para Castillo exercer a função. Ele está há somente quatro meses no poder.

A manobra golpista, chamada de moção de “vacância”, recebeu 28 assinaturas, duas a mais do que o exigido para dar início ao trâmite no Congresso.

Porém, sua admissão para debate em plenário não está assegurada, pois é necessário que 40% dos parlamentares presentes aprovem a iniciativa. Para destituir Castillo são necessários 87 votos de um total de 130.

“Declara-se a permanente incapacidade moral do Presidente da República, o cidadão José Pedro Castillo Terrones, segundo o estabelecido no inciso 2 do artigo 113 da Constituição política do Peru”, diz o texto da moção, sem nenhum sentido.

Parlamento peruano é dominado pela oposição de direita

O presidente encontra muitas dificuldades para governar, pois o Parlamento unicameral peruano é dominado pela oposição de direita. O partido governista Peru Livre, de esquerda, é a primeira minoria, com apenas 37 votos.

A destituição por grupos de direita vem sendo tentada desde o dia seguinte à eleição de Castillo, quando os partidos reacionários denunciaram que houve fraude eleitoral. No entanto, o resultado do pleito recebeu o aval dos observadores internacionais, da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da União Europeia (UE).

Com informações de Carta Capital