Após reunião com empresários na Fiesp, governador de Buenos Aires encontra Lula

Ex-ministro da Economia de Cristina Kirchner, Axel Kicillof está em São Paulo e busca investimentos para sua província

Lula com Axel Kicillof, governador de Buenos Aires (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en GLOBAL el

O governador da província de Buenos Aires, na Argentina, Axel Kicillof, está no Brasil para uma série de agendas políticas e econômicas. Na quarta-feira (3), o economista se reuniu com empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e, na sequência, esteve com o ex-presidente Lula (PT) no instituto do petista.

Na Fiesp, Kiciloff, que foi ministro da Economia no segundo mandato de Cristina Kirchner, buscou atrair investimentos de empresários brasileiros para sua província. Ele ainda defendeu um aprofundamento das relações entre Brasil e Argentina no âmbito do Mercosul, visto que ambos os países se distanciaram diante das diferenças políticas entre o presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o argentino, de centro-esquerda, Alberto Fernández.

Já com Lula, que é pré-candidato à presidência nas eleições de 2022, a pauta foi integração latino-americana.

"Com o governador de Buenos Aires, Axel Kicillof ontem no Instituto Lula. Boa conversa sobre a relação Brasil Argentina e a necessidade de fortalecemos a integração da América Latina", escreveu o petista nas redes sociais ao divulgar uma foto com o argentino.

Kicillof também comentou o encontro e foi na mesma linha: "No Instituto Lula, com Daniel Scioli (embaixador da Argentina no Brasil), nos encontramos com o ex-presidente Lula. Conversamos sobre como aprofundar a integração entre Argentina e Brasil e sobre a construção da Pátria Grande".

Lula e a articulação internacional

O ex-presidente Lula (PT) segue sua jornada de articulações políticas e, neste mês de novembro, essa agenda entrará na etapa internacional. Na primeira quinzena, o petista embarcará para a Europa e passará por inúmeros países para reuniões com lideranças, chefes de Estado e empresários.

À Fórum, a assessoria de imprensa do ex-mandatário confirmou que, no roteiro, estão passagens por França, Bélgica, Alemanha e Espanha e que a viagem deve durar em torno de 10 dias.

Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores, deve acompanhar Lula na agenda internacional.