Lula na Argentina: 200 mil pessoas devem comparecer em ato com Fernández e Cristina Kirchner

Além dos discursos políticos, a celebração do Dia da Democracia vai contar com uma série de shows, entre eles, os brasileiros da banda Francisco, el hombre

Lula no Podepah Podcast (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en GLOBAL el

O governo da Argentina acredita que cerca de 200 mil pessoas devem comparecer à celebração do Dia da Democracia e dos Direitos Humanos. O ato vai contar com a presença do ex-presidente Lula, do presidente argentino Alberto Fernández e da vice-presidente, Cristina Kirchner.

A celebração está marcada para começar às 15h desta sexta-feira (10) e, além dos discursos de Lula, Fernández e Kirchner, contará com uma série de shows, entre eles, o da banda brasileira Francisco, el hombre.

Por volta das 17h vai ocorrer a cerimônia de premiação Azucena Villaflor e, às 19h ocorrem os discursos de Fernández, Cristina Kirchner e Lula.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández também revelou que o ex-presidente uruguaio, José Pepe Mujica, estará entre os "convidados de honra".

Por meio de suas redes, o ex-presidente Lula comentou a sua participação no evento que celebra o retorno à democracia na argentina.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1469103775822581763

"Amanhã temos um encontro marcado na Plaza de Mayo no Festival Democracia para Siempre. Viva a América Latina!", declarou Lula.

O evento marca o 38º aniversário da retomada da democracia na Argentina.

https://twitter.com/alferdez/status/1468989495953571844

Lula a jornal argentino: “Bolsonaro é um fascista e Moro é um neofascista”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu, nesta sexta-feira (10), entrevista exclusiva ao jornal Página 12, o terceiro maior em circulação da Argentina. Durante a conversa, Lula falou sobre os problemas em vários países da América Latina, a relação entre o Brasil e a Argentina e os desafios econômicos do continente para os próximos anos.

“O Brasil vive uma situação que achava que nunca mais viveria, com 19 milhões de pessoas passando fome”, disse o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT).

Sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-juiz e pré-candidato à Presidência Sérgio Moro, Lula afirmou que “são dois personagens muito comprometidos com a extrema direita e, no caso do Moro, é um personagem perigoso: quando era juiz se atreveu a mentir em um processo para me condenar e me levar para a prisão e assim me impedir de ser eleito presidente em 2018”, disse.

“Ainda me pergunto: quantas mentiras esse homem pode contar à sociedade brasileira? Então, eu diria que são dois extremistas, o Bolsonaro é um fascista e o Moro é um neofascista, os dois vão tentar mentir para a sociedade o tempo todo. Eles vão ter que lutar entre si para ver quem vai para o segundo turno com o PT”, completou.

Com informações do Página 12