Gabriel Boric afirmou que “Bolsonaro está destruindo o que pertence a toda humanidade”

Frase, entre outras, foi republicada pela agência de notícias Bloomberg assim que foi confirmada a vitória do presidente chileno

Gabriel Boric. Foto: Reprodução/Instagram
Escrito en GLOBAL el

A agência de notícias Bloomberg republicou trechos de entrevista realizada em agosto deste ano, com o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric. Na ocasião, ele afirmou, se referindo à Amazônia, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) está destruindo o que pertence a toda humanidade.

“Sinto-me parte de uma tradição do esquerdismo latino-americano e espero que possamos fomentar uma nova irmandade latino-americana para enfrentar, a partir do Sul, os desafios enfrentados por toda a humanidade”, afirmou.

“E a prioridade número um para a humanidade é o aquecimento do planeta. Quando a Amazônia está queimando e sendo desmatada, e Jair Bolsonaro diz que ninguém me diz o que fazer no meu país, eu digo a ele: ‘Amigo, não é apenas o seu país, você está destruindo o que pertence a toda a humanidade’”, disse à época o então candidato.

Teoria do gotejamento

Com relação ao neoliberalismo, Boric lembrou que “nos níveis político e socioeconômico, o Chile da década de 1980 foi o berço da experiência neoliberal”. Ele lembrou, no entanto, que o país, “quando se tornou democrático, não mudou o sistema. Seus excessos foram contidos, mas não sua essência. Precisamos de um novo modelo de desenvolvimento no qual a criação de riqueza não seja principalmente da mineração e a distribuição de riqueza não seja baseada no trickle-down, ou teoria do gotejamento”, alertou.

“Precisamos quebrar e descentralizar a concentração de riqueza e incluir uma visão ambiental. Os historiadores do futuro podem dar um nome à abordagem, mas sem dúvida ela deve ter componentes sociais e ecológicos muito mais significativos do que os utilitários e materiais que guiaram o neoliberalismo”, disse ainda.

Com informações da Bloomberg