"Lula é uma grande referência para nós", diz senador progressista da Colômbia

O senador Ivan Cepeda de Castro comentou sobre os desafios da Colômbia diante das eleições de 2022 durante participação no Fórum Global desta terça

Iván Cepeda de Castro | Foto: Divulgação/Senado
Escrito en GLOBAL el

Em 2022, a Colômbia terá um importante processo eleitoral que pode eleger pela primeira vez em sua histórica um presidente de esquerda, Gustavo Petro. O senador Ivan Cepeda de Castro, membro do Polo Patriótico e integrante de coalizão que deve lançar Petro à presidência, participou do Fórum Global desta terça-feira (28) para comentar sobre o movimentado ano de 2021 no país e as expectativas para o pleito.

2021 foi um ano de mobilização

Cepeda afirmou que 2021 foi "um ano que mostra uma transformação cultural e política na Colômbia". O senador elogiou o legado das gigantescas mobilizações que sacudiram o país e comparou o processo com o que viveu o Chile, que construiu a partir das lutas populares uma Assembleia Constituinte e elegeu um presidente de esquerda.

Ele criticou o governo de Iván Duque e apontou que, além da forte repressão estatal contra os manifestantes, houve a atuação de grupos paramilitares com a anuência do governo. "A extrema-direita legitima a atuação de grupos paramilitares", afirmou, criticando o que chamou de "paramilitarismo de Estado".

Cepeda afirmou que o governo trata os "protestos sociais como guerra urbana". A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) foi ao país após a repressão aos protestos e apontou que "há uma série de indícios que comprovam que os grupos paramilitares operaram com o consentimento dos agentes do Estado". Segundo o instituto Indepaz, 75 pessoas foram assassinadas durante a jornada da greve geral de 2021. Além disso, 83 pessoas perderam a visão, 28 foram vítimas de violência sexual por agentes do Estado e ocorreram 1832 detenções arbitrárias..

Para o senador, a Colômbia passou a ter um novo horizonte desde a assinatura dos Acordos de Paz de 2015, apesar de muitas lideranças terem morrido desde então. Segundo ele, as manifestações que surgiram nesse último período estão relacionadas a isso e com a evolução dos movimentos.

"Gustavo Petro é um grande dirigente político"

Essas novas possibilidades que abrem caminho para uma sonhada vitória da esquerda no país em 2022, com o chamado Pacto Histórico, liderado pelo senador Gustavo Petro. Cepeda, que considera Petro um líder político consolidado, elogiou o colega parlamentar, mas fez questão de apontar que há outras lideranças importantes no país.

"Petro é um grande dirigente político. É um dirigente que veio da experiêncie da paz, após um acordo do grupo guerrilheiro M-19. Petro cumpriu com o acordo de paz na década de 80 e seguiu na política legal. Ele tem uma longa trajetória na luta pela paz", afirmou Cepeda. "Ele tem uma grande solidez intelectual, tem grande conhecimento dos problemas econômicos, ambientais e democráticos da Colômbia", completou.

"Mas há outras figuras importantes. Por sorte temos muitas lideranças, muitas mulheres. Ao lado de Petro, no Pacto Histórico, temos Francia Marzquez, grante dirigente dos povos afrocolombianos, com uma luta pela água, pela biodiversidade. Temos líderes e trabalho coletivo", agregou.

"Lula é uma grande referência para nós"

Questionado sobre as referências que os progressitas da Colômbia possuem na América Latina, Ivan Cepeda colocou o ex-presidente Lula entre elas. "Para nós, Lula é uma grande referência na América Latina. Sua história, assim como a história de Dilma, o que foi sua trajetória política, como líder sindical, lutador social e como estadista. E depois também como perseguido político", afirmou o senador colombiano.

"Sua personalidade também nos chama a atenção", completou.

"Mas também temos outras referências, gostamos muito de José Mujica. Mujica deu um grande apoi à paz na Colômbia e também porque é uma grande figura", acrescentou.

Cepeda afirmou destacou que mais que as pessoas, interessam os movimentos. Nesse sentido, destacou que as esquerda colombiana acompanha de perto o processo chileno, para entender o que representa essa mobilização de jovens e o que representa Boric e as novas figuras que surgiram como o ciclo de protestos.

O Fórum Global é apresentado por Lucas Rocha e Ana Prestes e contou com a participação da jornalista Nathália Urban durante a entrevista do senador Ivan Cepeda.

Assista ao Fórum Global, a partir do minuto 1:28:58:

https://www.youtube.com/watch?v=ElYe_LjEBIc