Governo Trump influenciou no aumento de mortes por Covid-19 nos EUA, diz revista Lancet

Relatório afirma que mais de 40% dos óbitos poderiam ter sido evitados se taxa de mortalidade no país fosse igual a de outras grandes economias

Donald Trump (Bernard Bujold/Facebook)
Escrito en GLOBAL el

A revista The Lancet, uma das principais publicações científicas do mundo, divulgou um relatório nesta quinta-feira (11) apontando que parte das mortes por Covid-19 nos Estados Unidos poderiam ter sido evitadas se não fosse a má gestão do expresidente Donald Trump.

"O presidente Biden deve enfrentar a pandemia de Covid-19 e suas consequências econômicas, além do legado corrosivo de Trump", diz um editorial da Lancet que acompanha o relatório. O texto afirma que o governo Trump foi marcado por diversos retrocessos, especialmente em relação à cobertura universal de saúde, negação da ciência, racismo e desigualdade de renda.

A comissão da revista Lancet é formada por um grupo de 33 especialistas estadunidenses, britânicos e canadenses com experiência em áreas que vão da medicina ao direito, economia e política.

De acordo com o relatório, cerca de 40% das mais de 460 mil mortes por coronavírus nos EUA poderiam ter sido evitadas se a taxa de mortalidade no país se igualasse à média de outras grandes economias do mundo, como Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido.

Além disso, o texto afirma que houve no país uma "epidemia silenciosa de vidas encurtadas", referindo-se a outras 461 mil mortes por ano consideradas desnecessárias e que são resultado de falhas "dolorosamente expostas e agravadas" pelo governo Trump.

Com informações da Folha de S.Paulo