Apresentadora de TV australiana é presa na China acusada de transferência de segredos de Estado

Jornalistas australianos foram convocados a voltarem para o país; a China, por sua vez, suspendeu a importação de produtos da Austrália

Escrito en GLOBAL el

A jornalista australiana Cheng Lei, que estava detida na China desde agosto do ano passado, foi formalmente presa sob a acusação de espionagem, revelou, nesta segunda-feira (8), o Ministério das Relações Exteriores da Austrália.

O jornal The Guardian divulgou o comunicado do governo australiano: "o governo australiano foi informado de que a cidadã australiana, a senhora Cheng Lei, foi formalmente presa na China em 5 de fevereiro, após 6 meses de detenção. As autoridades chinesas informaram que a senhora Cheng foi presa sob suspeita de fornecer ilegalmente segredos de Estado no exterior".

A jornalista Cheng Lei era âncora da versão em inglês do canal de notícias China Global Television Network (CGTN), que é mantido pelo Estado chinês, desde 2012 e atuava na comunidade de expatriados australianos em Pequim.

Uma comissão de diplomatas australianos visitou Cheng na detenção seis vezes, sendo a última dela no dia 27 de janeiro, revelou a ministra das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne.

Payne declarou que o governo do seu país "expressou suas sérias preocupações sobre a detenção" da jornalista Cheng. A ministra australiana também declarou que o seu governo mantém contato constante com o governo da China e que estão fornecendo todo "apoio possível" para Cheng.

Em comunicado, o governo da China afirmou que a "Austrália deve respeitar a soberania judicial da China e parar de interferir n tratamento legal dos casos da China de qualquer forma".

A emissora estatal ABC e a publicação financeira Australian Financial Review retiraram os seus respectivos jornalistas da China depois que eles foram interrogados por autoridades chinesas.

Por fim, as relações entre a China e a Austrália se encontram em seu pior momento, levando Pequim a suspender a importação de vários produtos australianos.

Com informações do Sputnik.