Bernie Sanders celebra anulação dos processos contra Lula: "Importante vitória para a democracia"

Senador de Vermont, duas vezes pré-candidato à presidência dos EUA pelo Partido Democrata, considera que Lula "fez um trabalho incrível para diminuir a pobreza no Brasil e defender os trabalhadores"

Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Inúmeros políticos de todo o mundo mandaram mensagens ao ex-presidente Lula celebrando o fato de que os processos da Lava Jato contra o petista foram anulados, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, devolvendo assim seus direitos políticos.

Nesta terça-feira (9), um dia após a decisão, o senador estadunidense Bernie Sanders fez uma postagem elogiando o ex-presidente brasileiro e comemorando a retomada de sua elegibilidade.

Sanders é tido como um político à esquerda dentro do Partido Democrata e foi, por duas vezes consecutivas, pré-candidato à presidência dos Estados Unidos.

"Como presidente, Lula fez um trabalho incrível para diminuir a pobreza no Brasil e defender os trabalhadores. É uma ótima notícia que sua condenação, altamente suspeita, foi anulada. Esta é uma importante vitória para a democracia e a justiça no Brasil", escreveu o congressista em suas redes sociais.

https://twitter.com/SenSanders/status/1369402221197205517

América Latina

Lideranças da América Latina também comemoraram a vitória judicial de Lula.

“Celebro que Lula tenha conseguido a reabilitação de todos os seus direitos políticos. As sentenças proferidas contra ele com o único propósito de persegui-lo e eliminá-lo da carreira política foram revogadas. Justiça foi feita!”, escreveu o presidente da Argentina, Alberto Fernández.

Professor de Direito Constitucional da Universidade de Buenos Aires, Fernández visitou Lula durante a prisão e participou de uma atividade contra o lawfare durante o aniversário do PT, em fevereiro.

José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, e a senadora Lucia Topolawski, enviou uma mensagem a Lula, na qual o Brasil 247 teve acesso. “Prezado irmão Lula: Estar livre de toda culpa revela uma história sem fim de despotismo de homens infames. A luta compensa e continuaremos até o fim de nossas vidas, buscando o caminho para a fraternidade, igualdade e liberdade para todos os nossos vizinhos. Nesse momento a nossa felicidade é enorme, um grande abraço. Pepe e Lucia”, disseram em nota.

Rafael Correa, ex-presidente do Equador, também celebrou a notícia. Assim como Lula, Correa enfrenta um caso emblemático de lawfare (perseguição jurídica). “Em breve será a vez do Equador. (Pior ainda: cadernos forjados, fraude processual, falsos testemunhos, arquivos implantados, sem denúncia à Odebrecht, condenações com códigos revogados, casos prescritos, etc.) Superar!”, tuitou.

Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz, foi outro que comemorou. “Lula Livre, Inocente e Candidato para 2022. Era #LawFare , sua proibição foi um golpe para a democracia do Brasil Bolsonaro não é um presidente legítimo”, tuitou.

Líder da esquerda colombiana, o dirigente do Colombia Humana, Gustavo Petro também foi às redes. “Uma justiça fraudada para corromper o poder, impediu Lula de ser candidato à presidência e presidente seguro do Brasil, e abriu caminho para que aquele país caísse nas mãos do fascismo. Hoje está confirmado que Lula era inocente”, tuitou.