Vídeo: Flórida decreta emergência após vazamento de material radioativo

Mais de 300 casas foram evacuadas após vazamento no reservatório de Piney Point, que acumula subproduto de lixo radioativo usado na produção de agrotóxico

Material radioativo vazando em lago da Flórida (Reprodução)
Escrito en GLOBAL el

O governador da Flórida, Estados Unidos, Ron DeSantis, declarou estado de emergência neste sábado (3) depois que um vazamento foi detectado em um grande lago com águas contaminadas por rejeitos radioativos

Mais de 300 casas ao redor do reservatório de Piney Point, na área de Manatee County, foram evacuadas. Uma rodoviana região também fechada após o vazamento.

Segundo a Associated Press, os moradores que moram perto do reservatório receberam uma mensagem de texto orientado a deixarem a área imediatamente devido a um colapso “iminente”.

O reservatório contém milhões litros de água com fósforo e nitrogênio de uma planta de fosfato e a lagoa, onde o vazamento foi identificado, está sobre uma pilha de fosfogesso, um subproduto de lixo radioativo usado na produção de agrotóxicos.

Em uma declaração publicada online, Jaclyn Lopez, diretora do Centro de Diversidade Biológica da Flórida, disse que essa situação poderia ter sido evitada se o armazenamento de “lixo radioativo perigoso” fosse recusado.

“Este desastre ambiental é agravado pelo fato de ser totalmente previsível e evitável”, disse Jaclyn.

https://twitter.com/ABC/status/1378434915256139779