Invasão de ratos destrói plantações e deixa moradores aterrorizados na Austrália; veja vídeo

Os roedores são capazes de gerar uma ninhada de seis a dez crias em poucas semanas; em sua reprodução, uma única fêmea pode dar à luz até 500 filhotes

Foto: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Uma impressionante invasão de milhões de ratos domésticos (camundongos) se espalhou pelo Sudeste da Austrália, provocando sérios danos a plantações e aterrorizando os moradores.

Segundo especialistas, a razão do ataque é o clima e a recuperação dos campos da região que, durante muitos anos, sofreu com a forte seca. As condições favorecem a aparição de ratos.

Os roedores são capazes de gerar uma ninhada de seis a dez crias em poucas semanas. Em sua reprodução, uma única fêmea pode dar à luz até 500 filhotes.

“Saímos de uma seca e as coisas de repente ficaram boas demais (para os ratos) muito rápido. E as espécies que se reproduzem cedo, como os ratos, são realmente capazes de tirar proveito dessa situação”, relata Martin Murray, um agrônomo da cidade Delungra.

“Vai demorar um pouco para que o resto do ecossistema se recupere e equilibre a situação”, destaca.

A agricultora Lisa Minogue, do vilarejo de Barmedman, afirma que não há como capturar os milhares de ratos em sua propriedade.

“Temos armadilhas em casa, colocamos iscas do lado de fora. Mas isso só pega parte dos ratos que estão por aí. Você está na cama à noite e consegue ouvi-los correndo pelo quarto. Você ouve os ruídos enquanto andam no travesseiro”, diz.

Crises nervosas

A situação está afetando o sono das pessoas e provocando crises nervosas. Os roedores invadem as casas, comem o que fica nas prateleiras da cozinha, além de haver excrementos por toda parte.

Assista ao vídeo:

https://twitter.com/LucyThack/status/1394622017920397329

Com informações da BBC