Venezuela: Governo e oposição retomam mesa de diálogo

Enquanto Maduro busca o levantamento das sanções dos EUA, a oposição quer mais participação no processo eleitoral

Encontro entre governo e oposição da Venezuela no Museu de Antropologia da Cidade do México | Reprodução/YouTube
Escrito en GLOBAL el

Representantes do governo do presidente Nicolás Maduro e da oposição da Venezuela iniciaram uma nova mesa de diálogo nesta sexta-feira (13), na Cidade do México. As negociações estão sendo mediadas pela Noruega e se espera a assinatura de um acordo ao fim dos encontros.

O chanceler do México, Marcelo Ebrard, deu boas-vindas às delegações e celebrou o diálogo nesta sexta. "Dou as boas-vindas do México às delegações que participarão do processo de negociação e diálogo e da assinatura do memorando de entendimento da Venezuela. Damos as boas-vindas a você com todo o apreço e gratidão", tuitou.

Primeiro encontro

A primeira reunião foi iniciada na noite desta sexta, às 20h (Brasília), no Museu de Antropologia, e está sendo transmitida pela chancelaria mexicana. Além da Noruega e do país sede, França, Argentina, Holanda e Rússia também acompanham as negociações.

Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional e um dos principais líderes do partido chavista PSUV, é o coordenador da comitiva governista e está sentado à mesa no museu. Gerardo Blyde é o representante da oposição nessa atividade. Ebrard e Dag Nylander, diplomata norueguês, também tem cadeiras.

Comitivas

"É muito auspicioso que, com o apoio da Noruega, comece aqui no México os diálogos de paz entre o governo bolivariano e os setores da oposição", disse Rodríguez logo que chegou no país. Integra também o grupo chavista os deputados Francisco Torrealba (PSUV) e Nicolás Guerra (PSUV), filho de Maduro.

A delegação oposicionista reúne o setor da oposição mais radical, o chamado G4 - Ação Democrática, Um Novo Tempo, Vontade Popular (de Juan Guaidó e Leopoldo López) e Primeiro Justiça (de Henrique Caprilles). O VP, inclusive, indicou o Carlos Vecchio, representante de Guaidó nos Estados Unidos, como membro da delegação. Isso incomodou chavistas.

Além dele e de Blyde, participam Stalin González, Luis Aquiles Moreno (AD), Tomás Guanipa (PJ), Luis E. Rondón (UNT), Roberto Enríquez (Copei), Mariela Magallanes (LCR) e Claudia Nikken.

Demandas do governo e da oposição

Com uma oposição enfraquecida, o governo Maduro pretende distensionar as relações e abrir caminho para um levantamento dos embargos dos Estados Unidos, apesar dele dizer que não pretende se submeter a "chantagens" de Washington. Em discurso feito na quinta-feira (12), o mandatário disse que busca "soluções soberanas entre venezuelanos".

Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, disse ao portal Monitoreamos que espera do governo Maduro "um caminho para flexibilizar as sanções".

O governo quer ainda reconhecimento formal de países da Europa e o fim do uso da violência pela oposição, segundo informa o portal El Universal. A principal demanda da oposição diz respeito ao processo eleitoral, em especial à participação no Conselho Nacional Eleitoral.

México sede do encontro

O anúncio de que o México sediaria a etapa final das negociações que vinham sendo conduzidas pela Noruega foi feiro no início do mês. "Buscamos que haja diálogo e acordos entre as partes. Esperamos que um acordo seja alcançado", declarou o presidente Andrés Manuel López Obrador (AMLO), em 5 de agosto. AMLO tem buscado se impor como líder regional.

Essa é a primeira mesa de diálogo entre governo e oposição desde o fim das negociações mediadas pela República Dominicana, em 2018, sem sucesso.

Com informações de El Universal, Panampost, TeleSur, EuropaPress

ASSISTA:

https://www.youtube.com/watch?v=Kb6e9vht47c
https://twitter.com/SRE_mx/status/1426315201482166272
https://twitter.com/AissateleSUR/status/1426303752332533765
https://twitter.com/m_ebrard/status/1426251476159111173
https://twitter.com/jmkarg/status/1423333799857991681