Haiti: Mortes por terremoto se aproximam do triplo de vítimas da Covid

Tempestade tropical gerada pelo terremoto deve atingir o país nesta terça e pode provocar inundações e deslizamentos de terra

Operação de busca da Defesa Civil do Haiti | Foto: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

Dados divulgados pela Defesa Civil do Haiti na noite de segunda-feira (16) mostram os efeitos devastadores do terremoto do último sábado (14). O abalo sísmico está perto de atingir a triste marca de três vezes o número de mortos provocados pela Covid-19 no país.

Segundo o boletim, o país registra 1419 mortes. Destas, 1133 aconteceram no departamento Sul, maior afetado pelo terremoto. 119 no aconteceram departamento de Grand’Anse, 122 em Nippes, e 2 no noroeste.

Apenas o departamento do Sul já registra o dobro das mortes provocadas pela Covid-19 em todo o Haiti. Segundo dados oficiais, o Sars-Cov-2 matou 576 haitianos. O país é um dos mais atrasados em vacinação no mundo e foi o último da América Latina a iniciar a imunização - apenas em julho de 2021, após apoio da comunidade internacional.

Além dos mortos, os hospitais da ilha caribenha estão lotados com mais de 6,9 mil feridos e pelo menos 2,8 mil casas foram destruídas com o terremoto. Segundo informe da Unicef, 1,2 milhões de pessoas, incluindo 540 mil crianças, foram impactadas com o abalo sísmico.

O primeiro-ministro Ariel Henry declarou seis dias de luto oficial.

Para complicar ainda mais as coisas, uma tempestade tropical provocada pelo próprio terremoto se aproxima da ilha nesta terça. Enchentes e deslizamento de terras podem atingir o país em decorrência do evento climático.

Países como México, Cuba, Venezuela, Chile, Estados Unidos, além da União Europeia, mobilizam esforços para ajudar a ilha caribenha. Foram enviados ao Haiti, já no sábado, 253 médicos cubanos. Os outros três países latino-americanos já doaram mais de 65 toneladas de ajuda humanitária.

Outros terremotos

O abalo sísmico de escala 7,2 acontece cerca de um mês após o país perder o presidente Jovenel Moise para um atentado que envolve mercenários ligado a grupos internacionais. O terremoto que destruiu o Haiti em 2010 e deixou mais de 200 mil vítimas tinha grau 7 de magnitude.

Organizações, como a Haiti Emergency Relief estão colhendo doações para ajudar o país. Confira aqui como doar ao HERF.

Com informações do Haitian Times, da TeleSUR e da CNN