Argentina suspende obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos

Ao anunciar a decisão, o Ministério da Saúde destacou a diminuição “consistente” de casos nas 24 jurisdições do país

Um homem segura uma máscara de respirador PFF2 na fábrica da Delta Plus em Socorro, estado de São Paulo, Brasil, 3 de março de 2020. Foto tirada em 3 de março de 2020. REUTERS / Rahel Patrasso
Escrito en GLOBAL el

A ministra da Saúde, Carla Vizzoti, anunciou nesta terça-feira (21) que, por conta do avanço do Plano Estratégico de Vacinação contra a Covid-19 e com a diminuição "sustentada" de casos de infecções por coronavírus, a obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre está suspensa.

Todavia, Vizzoti destacou que o uso da máscara continua obrigatório em locais fechados e ao ar livre quando houver aglomeração de pessoas.

Além disso, o Ministério também anunciou a liberação de reuniões sociais sem limite de pessoas, mas seguindo as medidas de prevenção: máscaras, distanciamento e ventilação.

Outras medidas foram anunciadas pelo governo da Argentina: Autorização de clubes com lotação de 50%, com esquema de vacinação completo (14 dias antes do evento), eventos massivos com mais de mil pessoas serão permitidos a partir de 1º de outubro.

As fronteiras devem iniciar uma abertura gradual e "cuidadosa"; também a partir de outubro será permitida a entrada de estrangeiros de países vizinhos sem a necessidade de fazer isolamento.

Com informações do El Destape.