ONU: Irã diz que "hegemonia dos EUA não tem mais credibilidade"

O presidente iraniano Ebrahim Raisi lembrou a invasão do Capitólio e a tomada do Afeganistão pelo Talibã

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, na ONU | Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, criticou duramente os Estados Unidos durante discurso na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (21).

Em seu discurso, Raisi destacou dois eventos ocorridos este ano que mostram, segundo ele, uma derrocada no plano de hegemonia dos Estados Unidos. O primeiro deles foi a invasão do Capitólio estadunidense por apoiadores do ex-presidente Donald Trump e o segundo, a tomada do Afeganistão pelo Talibã.

"O que foi visto em nossa região hoje prova que não apenas o sistema hegemônico, mas também o projeto de imposição de identidade ocidentalizada falhou miseravelmente", disse o presidente do Irã na ONU. "Hoje os Estados Unidos não saem de Iraque ou Afeganistão, mas são expulsos", apontou.

O representante iraniano condenou ainda as sanções econômicas impostas por Trump contra o país persa. Segundo ele, a adoção dessas medidas durante a pandemia da Covid-19 representam "crimes contra a humanidade".

Turquia critica tomada do Afeganistão pelo Talibã

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdo?an, também criticou a situação que enfrenta o Afeganistão. "O povo do Afeganistão foi abandonado", lamentou.

Erdo?an destacou que o que aconteceu no país mostra que "os problemas não podem ser revolvidos com a imposição de normas sem se conhecer o território".

Com informaçoes da HispanTV e da ONUWebTV