Reino Unido diz que Bolsonaro mentiu sobre reunião com Boris Johnson

Apesar de passar por uma crise de abastecimento, o gabinete de Boris Johnson declarou que tal assunto não foi tratado em reunião

Foto: Alan Santos/PR
Escrito en GLOBAL el

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou em live realizada nesta quinta-feira (23) que o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, lhe pediu um acordo "emergencial" para diminuir a escassez de um produto alimentício não especificado. Porém, o gabinete de Johnson desmentiu tal afirmação.

Bolsonaro e Johnson se encontraram durante o primeiro dia da Assembleia Geral das Nações Unidos, reunião esta que o primeiro-ministro britânico não compartilhou em suas redes.

De acordo com a BBC Brasil, o entendimento é "que o governo britânico trata as declarações de Bolsonaro como falsas" e tal pauta não foi tratada em reunião.

"Ele quer um acordo emergencial conosco para importar algum tipo de mantimento nosso que está em falta na Inglaterra. Então, a inflação veio para todo mundo depois do 'fique em casa, a economia a gente vê depois', e alguns países estão com falta de alimento. Essa batata eu já passe lá pra dona Tereza Cristina (ministra da Agricultura)", declarou Bolsonaro na live.

Ao contrário do que o presidente busca fazer crer, o primeiro-ministro Boris Johnson, após defender, no começo da pandemia, a imunidade de rebanho, voltou atrás e fez campanha massiva em torno do "Stay home" (Fique em casa, em português).

Atualmente, o Reino Unido passa por uma crise de abastecimento, todavia, o Reino Unido nega que tal assunto tenha sido tratado durante a reunião com Bolsonaro.

Queima filme: Boris Johnson “esconde” encontro com Bolsonaro de suas redes sociais

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, “escondeu” o encontro que teve com Jair Bolsonaro de suas redes sociais.

O presidente brasileiro e o premiê britânico tiveram reunião, no âmbito da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA), na última segunda-feira (20). Na ocasião, Johnson constrangeu Bolsonaro ao recomendar ao mandatário que ele tomasse vacina contra a Covid. O chefe do Executivo do Brasil é o único entre os chefes de Estado do G-20 que não se imunizou contra a doença do coronavírus.

Johnson não postou fotos do encontro com Bolsonaro em nenhum de seus perfis nas redes (Instagram, Twitter e Facebook). Por outro lado, fez questão de divulgar imagens de encontros que teve com o presidente dos EUA, Joe Biden, com a vice-presidenta do país, Kamala Harris, com o primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, e com o primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison.