Protesto de mulheres no Afeganistão é reprimido pelo Talibã; veja vídeo

Um pequeno grupo feminino levou cartazes a uma região central de Cabul e foi atacado com gás de pimenta e pancadas pelos membros do grupo radical islâmico, que retomou o controle do país após 20 anos

Foto: Rabia Sadat, manifestante afegã, ferida pelos talibãs (Redes sociais)
Escrito en GLOBAL el

Informações publicadas em jornais da Índia e da Europa dão conta de que uma manifestação organizada por um pequeno número de mulheres afegãs em Cabul, capital do país, foi violentamente reprimida pelas forças do Talibã, o grupo radical islâmico que retomou o controle político na nação asiática depois de 20 anos de ocupação dos EUA.

Foto: The Hindustan Times (Reprodução)

Nas imagens do ato é possível ver poucas dezenas de mulheres reunidas, muitas com folhas de papel nas mãos, que não utilizam a burca, a indumentária exigida pelos talibãs, que cobre totalmente o corpo feminino, inclusive o rosto, onde apenas uma tela é costurada para permitir a visão.

Uma mulher, identificada como Rabia Sadat, pediu à imprensa que estava presente no local que filmasse e fotografasse seu rosto, sangrando e com sinais de agressão na testa e na lateral da face, segunda ela fruto de agressões impostas pelos talibãs durante a abordagem às manifestantes. Não há informações sobre presas e detidas.

Desde o retorno do Talibã ao controle do Afeganistão, há menos de um mês, medidas duras contra os direitos das mulheres vêm sendo tomadas, como já ocorreu durante os cinco anos em que o grupo governou o país, de 1996 a 2001. As mulheres foram proibidas de trabalhar, de ir à escola ou à universidade e até mesmo de saírem de casa sozinhas, ou sem a companhia de um homem da família. As primeira notícias que vem de lá é que essas medidas já estão sendo retomadas.

Assim como ocorreu há mais de 20 anos, qualquer imagem feminina foi banida de locais públicos. Até muros com fotos ou ilustrações de mulheres foram pintados de branco e substituídos por mensagens religiosas que fazem referência ao novo regime.

Foto: Anadolu Agency (Reprodução)

Ahmadullah Muttaqi, porta-voz da comissão cultural do Talibã, tuitou neste sábado (4) que muros de Cabul, nos quais apareciam imagens femininas ou mensagens de saúde pública, estão sendo pintados de branco “porque são contra nossos valores e estragam as mentes dos mujahedin (guerreiros do islã) e as novas mensagens que escreveremos que serão úteis para todos”.

https://twitter.com/aycaagin/status/1434435965477654531