Caso Robinho: vítima diz que nunca foi uma questão de dinheiro

“Obviamente estava emocionada, pois se tratava da última fase de um processo no qual ela foi a vítima, ela quer seguir adiante com sua vida, tranquila”, disse o advogado

Robinho. Foto: Ivan Storti/Santos FCCréditos: Ivan Storti/Santos FC
Escrito en GLOBAL el

A vítima de violência sexual de grupo por parte do jogador Robinho e de seu amigo, Ricardo Falco, afirmou através de seu advogado, Giaccobo Gnocchi, em entrevista ao Fantástico deste domingo (23), na rede Globo, que o processo nunca foi uma questão de dinheiro.

"Depois que ouvimos a decisão, não fez nenhuma declaração. Obviamente estava emocionada, pois se tratava da última fase de um processo no qual ela foi a vítima, ela quer seguir adiante com sua vida, tranquila. Nunca foi uma questão de indenização, de dinheiro, mas sim de ver a lei aplicada por causa da violência sofrida", afirmou Giaccobo Gnocchi.

Segundo o advogado da vítima, a defesa de Robinho ainda tentou desqualificar a imagem da jovem durante o julgamento, mas não deu certo.

Condenados não compareceram

A vítima de Robinho e seu amigo está hoje com 32 anos. Ela esteve presente no julgamento realizado quarta-feira passada (19) na Corte de Cassação, última instância da justiça italiana, equivalente ao Supremo Tribunal Federal do Brasil. Os acusados não compareceram e foram representados por seus advogados.

Caso os condenados estivessem na Itália, seria emitida uma ordem de prisão e a pena de prisão de nove anos seria executada, o problema é que quem foi declarado culpado não está na Itália e não é cidadão italiano, está no Brasil e é cidadão brasileiro.

De acordo com a Constituição brasileira, é vetada a extradição de brasileiros natos condenados por outro país. Mas isso não é uma preocupação do advogado da vítima. O que ele quer, mesmo, é que a pena seja cumprida.

Mensagem para as mulheres

O advogado Giaccobo Gnocchi deixou ainda mensagem para as mulheres brasileiras:

“A mensagem é sempre denunciar. Apesar das dificuldades de cada país e das diferentes situações, a lei existe. O silêncio não ajuda ninguém. As denúncias e os processos podem ter êxito ou não, mas no silêncio a violência fica escondida. Portanto falar, denunciar, procurar as autoridades, obviamente com provas, porque, nesses casos, se recorre à Justiça e existem regras. No nosso caso, eu asseguro que havia uma vasta quantidade de provas, e de fato no final a verdade veio à tona”.

A advogada de Robinho no Brasil disse ao Fantástico que não responde pelos processos criminais e que os representantes legais do jogador na Itália não querem falar com a imprensa.

Condenados em definitivo

O atacante Robinho e o seu amigo Ricardo Falco foram condenados em última instância pela Justiça italiana a nove anos de prisão por violência sexual de grupo cometida contra uma mulher albanesa em uma boate em Milão, em 2013.

A sentença é definitiva, não cabe mais recurso e a execução da pena é imediata.

Com informações do Fantástico