Ômicron: Itália obriga vacinação para maiores de 50 anos; EUA têm 4 mil crianças internadas

Na França, a Assembleia Nacional aprovou o novo passaporte vacinal, que será obrigatório para acessar espaços como clubes, cinemas, bares, parques e shoppings

Vacina. Foto: Agência Brasil
Escrito en GLOBAL el

O conselho de ministros da Itália, de forma unânime, aprovou nesta quarta-feira (5) um decreto-lei que torna a vacinação contra a Covid-19 obrigatória para pessoas acima de 50 anos.

De acordo com informações da agência de notícias Ansa, a medida tem por objetivo "proteger a saúde pública e mantém condições seguras para serviços de cuidado e assistência".

O novo protocolo passa a valer a partir do dia 15 de junho e apenas pessoas que comprovarem que não podem se vacinar, é que ficarão isentas de receber o imunizante contra a Covid.

Ômicron: 4 mil crianças estão hospitalizadas com Covid nos EUA

Segundo um levantamento feito pelo Washington Post, mais de 4 mil crianças foram hospitalizadas com Covid-19 nos Estados Unidos.

De acordo com a publicação, na semana do Natal os hospitais estadunidenses registravam menos de 2 mil crianças internada com Covid.

Diante de tal cenário, o Centro De Controle e Prevenção e Doenças (CDC) emitiu protocolo onde recomenda a vacinação de crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 recebam dose de reforço da Pfizer.

"É fundamental protegermos nossas crianças e adolescentes da infecção por Covid-19 e assim evitar doenças graves", declarou Rochelle Walensky, diretora do CDC.

França: Assembleia Nacional aprova novo passaporte vacinal

Depois de um debate que virou a noite, a Assembleia Nacional da França aprovou nesta quinta-feira (6) a nova versão do passaporte da vacina.

Na prática, o novo passaporte vacinal da França torna a imunização obrigatória, pois, anteriormente quando o cidadão não tinha o documento, podia apresentar o teste negativo. Agora, o teste negativo não será mais aceito e apenas o passaporte irá permitir o acesso a bares, parques, restaurante, shoppings e qualquer local que envolva pequenas, médias e grandes aglomerações.

O projeto foi aprovado por 214 votos a favor, 93 contra e 27 abstenções. Agora o texto segue para o Senado e depois retorna à Assembleia para uma nova votação.

Em recente entrevista ao jornal Le Parisien, o presidente francês Emmanuel Macron afirmou que "está empenhado em irritar" as pessoas que ainda não se vacinaram.

"Eles [não vacinados] vêm para minar a força de uma nação. Quando minha liberdade ameaça a dos outros, torno-me irresponsável. Uma pessoa irresponsável não é mais uma cidadã", declarou o presidente.

De acordo com dados disponíveis no Our World in Data, a França tem 78,57% de pessoas que receberam pelo menos uma dose de vacina contra a Covid e 73,81% estão completamente imunizadas.

Com informações do G1 e Washington Post

Temas