"Ômicron é uma variante mortal", diz OMS

Com a rápida transmissão e o sobrecarregamento dos sistemas de saúde no mundo todo, o diretor da Organização reforçou que a nova cepa “não é branda”

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS (Foto: Reprodução/YouTube)Créditos: Reprodução/ redes sociais / Youtube
Escrito en GLOBAL el

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu alerta onde afirma que a variante ômicron não deve ser tratada como branda, pois, assim como as outras, ela também está se matando pessoas.

De acordo com a OMS, apesar de estudos recentes apontarem que a nova variante tem menos probabilidade de desenvolver Covid grave, o número recorde de infecções tem deixado os sistemas de saúde sobrecarregados, declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS.

Para se ter uma ideia, apenas nesta semana os EUA registram mais de uma milhão de casos da ômicron em 24 horas.

Na coletiva, a OMS declarou que os números referentes aos casos globais aumentaram 71% na última semana e nas Américas subiu 100%.

A organização também destaca o fato de que 90% dos casos graves ao redor do mundo são em pessoas não vacinadas.

"Embora a ômicron pareça ser menos grave em comparação com a delta, especialmente entre os vacinados, isso não significa que ela deva ser classificada como branda", disse Tedros durante a coletiva.

"Assim como as variantes anteriores, a ômicron está hospitalizando e matando pessoas. Na verdade, o tsunami de casos é tão grande e rápido que está sobrecarregando os sistemas de saúde em todo o mundo", reforçou o diretor da OMS.

Com informações da BBC