EXPECTATIVA GLOBAL

Lula ou Bolsonaro: saiba quais líderes mundiais declararam apoio na eleição do Brasil e a quem

Atual presidente já recebeu manifestações de apoio de lideranças consideradas neofascistas, enquanto petista vem sendo apoiado por governantes e ex-governantes de democracias consolidadas; confira

Lula no Parlamento Europeu e Bolsonaro na ONU.Créditos: Ricardo Stuckert / Divulgação Palácio do Planalto
Escrito en GLOBAL el

A eleição presidencial brasileira, cujo segundo turno será realizado no próximo domingo (26), vem sendo observada por todo o mundo. 

Desde o início do ano, líderes mundiais, entre governantes atuais e ex-mandatários, além de lideranças de partidos políticos de diferentes países, vêm se posicionando e declarando apoios aos dois principais candidatos. 

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Líder nas pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Lula (PT) soma, até o momento, muito mais apoios internacionais que Jair Bolsonaro (PL).

Fórum contabilizou ao menos 7 declarações públicas de apoio ao petista de lideranças que atualmente estão em postos de chefia de governos, enquanto o atual presidente recebeu manifestação endossando sua candidatura de apenas um governante (a do líder neofascista Viktor Orbán, da Hungria)

Além desses governantes, há declarações de apoio, tanto para Lula quanto para Bolsonaro, feitas por líderes políticos sem cargos, congressistas, ex-presidentes e ex-chefes de Estado. 

Apoios a Lula 

  • Pedro Sánchez, presidente do Governo da Espanha 

"No próximo dia 30 de outubro, o Brasil escolhe seu futuro e quero transmitir todo meu apoio ao candidato Luis Inácio Lula da Silva em uma eleição decisiva de uma terra tão ligada à Espanha"

  • António Costa, primeiro-ministro de Portugal 

"O mundo precisa de um Brasil forte, um Brasil que participe das grandes causas da humanidade, como combater a desigualdade, a luta pela saúde, para enfrentarmos as alterações climáticas. O Brasil e o mundo precisam de Lula da Silva"

  • Alberto Fernández, presidente da Argentina

"Pouco a pouco as coisas vão se arrumando, Boric no Chile está fazendo um esforço, o Lucho Arce na Bolívia, Castillo no Peru, Petro na Colômbia, e Lula, finalmente, que eu desejo que ganhe em Brasil. Assim poderemos ter uma lógica de unidade conceitual na América do Sul"

  • Gabriel Boric, presidente do Chile 

"Desejamos muito sucesso a Lula. Para que vamos esconder? Tomara que tenha um ótimo resultado nas próximas eleições”

  • Andrés Manuel López Obrador, presidente do México 

“Parabéns, irmão e companheiro Lula. O povo do Brasil demonstrou mais uma vez sua vocação democrática e, em particular, sua inclinação para a igualdade e a justiça” 

  • Gustavo Petro, presidente da Colômbia

"Que ganhe o Lula no Brasil"

  • Luis Arce, presidente da Bolívia

"Parabenizamos o irmão Lula, que venceu o primeiro turno das Eleições em #Brasil e saudamos o povo brasileiro que demonstrou que a democracia é o único caminho para construir sociedades justas, inclusivas e com paz social"

Outros apoios

  • Roberto Gualtieri, prefeito de Roma (capital da Itália) 

"Em Roma estamos torcendo para que você volte a guiar este grande país amado por todos os italianos"

  • Ex-líderes europeus, em manifesto: François Hollande (ex-presidente da França), Dominique de Villepin (ex-premiê da França), José Luis Rodriguez Zapatero (ex-presidente do governo da Espanha), Enrico Letta e Massimo D’Alema (ex-primeiros-ministros da Itália), Elio di Rupo (ex-premiê da Bélgica), Micheline Calmy-Rey (ex-presidente do Conselho Federal da Suíça), entre outros 

"Nós, ex-chefes de Estado e de governo de diversas tendências políticas apoiamos a candidatura do ex-presidente Lula. O mundo precisa de um Brasil democrático e justo”

Apoios a Bolsonaro 

  • Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria 

“Meus amigos brasileiros, vocês estão se preparando para uma importante eleição. Tenho servido meu país na Europa por mais de trinta anos, já encontrei muitos líderes, mas vi poucos líderes tão excepcionais como seu presidente, o presidente Bolsonaro. Fico feliz de ter tido a oportunidade de trabalhar com ele"

Outros apoios

  • Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos 

"Para o povo brasileiro: vocês têm uma grande oportunidade de reeleger um líder fantástico, um homem fantástico, um dos maiores presidentes que qualquer país do mundo poderia ter, o presidente Bolsonaro. Ele fez um trabalho absolutamente incrível na economia de vocês, no país de vocês" 

  • Benjamin Netanyahu, ex-premiê de Israel

"Obrigado, presidente Jair Bolsonaro, por sua liderança no fortalecimento da aliança entre o povo de Israel e o povo do Brasil (...) Te desejo o melhor"

  • Javier Milei, deputado da Argentina

"Apoio fortemente Jair Bolsonaro contra a esquerda radical"

  • José Antonio Kast, candidato derrotado à presidência do Chile

"Do Chile, desejamos todo o êxito para o presidente Jair Bolsonaro para que derrote mais uma vez a esquerda radical"

  • Santiago Abscali, deputado da Espanha 

"Bolsonaro é a alternativa dos patriotas, dos que querem nações prósperas, livres e soberanas frente ao comunismo e frente ao globalismo"