CONFERÊNCIA DO CLIMA

EUA e China: primeiras reuniões de Lula na COP27 são com as maiores economias do mundo

Presidente eleito teve encontro bilateral com John Kerry e Xie Zhenhua e, nos próximos dias, se reunirá com autoridades de diferentes países

Lula com John Kerry (EUA) e Xie Zhen Hua (China).Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na noite de segunda-feira (14) no Egito para participar da Conferência do Clima da ONU, a COP27, e nesta terça-feira (15) já se reuniu com representantes dos Estados Unidos e China, as duas maiores economias do mundo. 

O primeiro encontro do petista foi com John Kerry, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos e enviado pelo governo do país à COP. Depois, o futuro mandatário esteve com Xie Zhen Hua, Alto Representante chinês para o clima. Ambas as reuniões foram feitas a portas fechadas e o conteúdo dos encontros não foi divulgado. 

Através das redes sociais, Lula divulgou fotos em que aparece com Kerry e Zhen Hua "no debate climático da COP27". 

Antes da reunião, Kerry havia afirmado, em entrevista, que estava "animado" para se encontrar com Lula e que espera uma "guinada" do Brasil na questão ambiental. "Estamos animados para trabalhar com ele e confiantes de que faremos tudo o que podemos [para preservar a Amazônia]", disse o estadunidense, que já se reuniu, na COP, com a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP).

Marina, inclusive, já se encontrou com Lula nesta terça-feira. O presidente eleito divulgou uma foto com a ex-ministra através das redes sociais e escreveu: "No Egito, conversando com a Marina Silva sobre a participação da sociedade civil brasileira na #COP27. O Brasil voltará a ser referência questão climática mundial". 

Lula está no Egito acompanhado de aliados, membros de sua equipe de transição e políticos de diferentes partidos, entre eles o ex-ministro Fernando Haddad (PT), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), entre outros. 

Agenda cheia

Além das reuniões com os enviados dos EUA e China, Lula deve se encontrar, ainda, com autoridades da Alemanha, com o presidente do Egito Abdel Fattah al-Sissi e com o secretário-geral da ONU António Guterres.

O petista também recebeu convites para reuniões com o presidente do Banco Mundial, David Malpass, e com o parlamentar britânico Alok Sharma, que presidiu a última COP, realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021.

Na quarta-feira (16), Lula participará do evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, junto com os governadores Antônio Waldez Góes da Silva, do Amapá, Gladson de Lima Cameli, do Acre, Mauro Mendes, do Mato Grosso, Helder Barbalho, do Pará, Wanderlei Barbosa , do Tocantins, e Marcos Rocha, de Rondônia.

No mesmo dia, às 17h15 (horário do Egito), Lula fará um pronunciamento na Blue Zone, que é a área da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Já na quinta-feira (17) o presidente eleito terá um encontro com representantes da sociedade civil brasileira, com integrantes do Fórum Internacional dos Povos Indígenas e Fórum dos Povos Sobre Mudanças Climáticas.