BRASIL NO MUNDO

VÍDEO: Lula é recebido com pompas de chefe de Estado pelos presidentes de Portugal e Moçambique

Presidente eleito faz intensa articulação internacional mais de um mês antes de tomar posse e coloca o Brasil em destaque na mídia do mundo inteiro

Lula se reúne com os presidentes de Portugal e Moçambique em Lisboa.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após agenda intensa na Conferência para o Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP27, no Egito, segue em viagem internacional e, nesta sexta-feira (18), se reuniu com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa. 

Lula foi ao país europeu a convite do próprio presidente português. Ao chegar no Palácio de Belém, residência oficial da presidência de Portugal, o futuro mandatário do Brasil foi surpreendido com a presença do presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. 

'Em Lisboa, no encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, tive a grata surpresa de encontrar também o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. Aproveitamos para fazer uma reunião sobre a relação entre nossos 3 países", escreveu Lula, através das redes sociais, ao divulgar fotos do encontro. 

O presidente eleito brasileiro, apesar de só tomar posse em janeiro de 2023, foi recebido por Rebelo de Sousa com pompas de chefe de Estado. O mandatário português, inclusive, foi à porta do Palácio de Belém para recepcionar Lula. 

Confira 

Tanto na COP no Egito como em Portugal, Lula esteve acompanhado de Fernando Haddad (PT), que inclusive participou de reunião com o chanceler português. A agenda do ex-prefeito de São Paulo como o presidente eleito fez aumentar as especulações de que ele possa ser um ministeriável, cotado principalmente para as Relações Internacionais.