ÓDIO NAS ESTRADAS

Alemanha diz que uso de símbolos nazistas por bolsonaristas é "ataque à democracia"

"O uso de símbolos nazistas e fascistas por 'manifestantes' claramente de extrema direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime", diz o embaixador Heiko Thoms.

Golpistas, apoiadores de Bolsonaro, fazem gesto nazista no município de São Miguel do Oeste (SC).Créditos: Twitter/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O Embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, condenou duramente o uso de simbologia nazista por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que protestam contra o resultado da eleição presidencial, vencida por Lula (PT). A manifestação ocorreu por meio de dois tuites publicados nesta quinta-feira (3).

No primeiro deles, Thoms lembra que a apologia ao nazismo é crime. "O uso de símbolos nazistas e fascistas por 'manifestantes' claramente de extrema direita é profundamente chocante. Apologia ao nazismo é crime", afirma.

O embaixador alemão ainda lembrou que não se trata de "liberdade de expressão" e que o uso desses símbolos fere a memória das vítimas de Adolph Hitler na Alemanha.

"Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil. Esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele", afirmou.

Saudação nazista

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) anunciou na tarde desta quarta-feira (2) que já está a par do episódio registrado no município de São Miguel do Oeste no qual bolsonaristas que participavam de um ato golpista cantaram o Hino Nacional fazendo uma saudação nazista.

As imagens, que viralizaram nas redes sociais e indignaram o Brasil, mostram os seguidores extremistas do futuro ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entoando os versos da música cívica com o braço esticado à frente do corpo, com a mão espalmada para baixo, emulando o gesto que os nazistas faziam para saudar seu líder, o genocida Adolf Hitler.

Incitar o nazismo ou fazer apologia ao movimento totalitário que deixou mais de seis milhões de judeus mortos na Europa durante a 2ª Guerra Mundial é crime no Brasil, punível com de um a três anos de cadeia e multa.

Assista ao vídeo aqui.