CRIME BÁRBARO

Três mulheres mortas a tiros em reunião de condomínio; criminoso é fã de Hitler e Mussolini

Claudio Campiti, de 57 anos, havia furtado uma pistola 9mm num clube de tiro e a usou no morticínio. Vizinho problemático, ele deixou ainda outras quatro pessoas feridas

Claudio Campiti, criminoso que matou três mulheres em reunião de condomínio na Itália.Créditos: Redes sociais/Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Uma tragédia de dimensão assustadora chocou a Itália na manhã deste domingo (11). Um homem de 57 anos, morador de um conjunto fechado de casas num bairro de classe média de Roma e que vinha se mostrando um vizinho muito problemático, matou a tiros três mulheres e feriu outras quatro pessoas durante uma reunião de condomínio.

Claudio Campiti, que reside no local há muitos anos, é descrito como um sujeito perturbador com a vizinhança e que em muitas oportunidades se envolveu em brigas por conta de crianças que brincavam na área comum do conjunto, além de não realizar as obras necessárias em seu esgoto domiciliar e de se recusar a pagar corretamente as taxas de condomínio. O comportamento conflituoso teria começado há 10 anos, em 2012, após ele perder um filho, à época com 14 anos, num acidente numa pista de esqui.

Em 2020, Campiti perdeu seu registro de posse e porte de arma de fogo expedido pelos Carabinieri porque vinha circulando pelas adjacências do condomínio com uma pistola na cintura e sem camisa, na intenção de intimidar outros moradores. Ele mantém ainda um blog na internet, cujo nome é ‘Bem-vindos ao Inferno’, no qual fazia postagens paranoicas dizendo que o consórcio que administra o conjunto onde mora era uma organização mafiosa.

Para cometer o crime desta manhã, o assassino furtou uma pistola Glock 9mm de um clube de tiro da região, após uma sessão que realizou no estabelecimento. Após o início da reunião entre os condôminos do conjunto, Campiti entrou no local, trancou a porta por dentro e disse que “agora mataria todos”. Os vários disparos tiraram a vida de Sabina Sperandio, de 71 anos, Elisabetta Silenzi, de 55, e Nicoletta Golisano, de 50, além de acertar várias outras pessoas que estavam presentes no encontro.

A carnificina só cessou porque um morador do condomínio avançou sobre o atirador. O ‘herói’ acabou gravemente ferido, mas, no meio da confusão, ao se atracar com Campiti, ele acabou fazendo com que a arma emperrasse e parasse de funcionar. A polícia então chegou e prendeu o criminoso.

Nas redes sociais de Campiti as autoridades italianas confirmaram que há postagens com menções honrosas ao nazismo e ao fascismo, com o uso de lemas e mensagens que fazem referência aos ditadores Adolf Hitler e Benito Mussolini.

Fotos postadas pelo atirador nas redes sociais

O atirador foi levado pelos policiais e apresentado à Justiça e ao Ministério Público, para seguir esperando por julgamento. A investigações, informou o gabinete dos Carabinieri, estão apenas no início e devem transcorrer pelas próximas semanas.