NEGACIONISMO

Premiê do Canadá aciona Lei de Emergência para conter caminhoneiros antivax

Medida será implantada pela primeira vez na História. Bloqueio na região raiana com os EUA trouxe sérios problemas por cinco dias e negacionistas infernizam a vida na capital do país

Caminhoneiros negacionistas bloqueiam trânsito em Ottawa, no Canadá (NPR/Reprodução).
Escrito en GLOBAL el

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, tomou uma medida extrema e inédita nesta segunda-feira (14) para tentar pôr fim ao caos criado por caminhoneiros e outros cidadãos negacionistas que têm paralisado o país e infernizado a vida nacional nas últimas semanas. Ele acionou a Lei de Emergência (Emergency Act), uma medida excepcional prevista no ordenamento jurídico canadense que dá maiores poderes ao Executivo do país e permite que o governo central, por exemplo, requisite bens, serviços e pessoas, além de vetar a presença das pessoas em determinados locais e proibir reuniões.

Trudeau teve a preocupação de deixar claro que a Lei de Emergência terá validade de tempo estipulada e será aplicada apenas em determinados locais específicos, não havendo qualquer possibilidade de que o “regime de exceção” se estenda e comprometa a democracia do Canadá. O premiê também confirmou que não utilizará os militares na empreitada, o que é permitido pelo dispositivo.

A situação no Canadá saiu do controle depois que um grupo de caminhoneiros antivacina passou a realizar ininterruptos atos de bloqueio na região raiana com os EUA e a perturbar a ordem na capital Ottawa, além de se manifestarem em menor número nas cidades de Toronto, Winnipeg e Quebec.

Eles incialmente reclamavam da exigência de passaporte de vacinação para cruzar a fronteira com os EUA, o que segundo os negacionistas atrapalha o trabalho e prejudica o país. A iniciativa acabou fazendo com que outros simpatizantes do movimento radical aderissem à pauta e importunassem a tranquilidade cotidiana da nação da América do Norte.