LIBERDADE DE IMPRENSA

Jornalista é morto a tiros pela polícia durante manifestação no Haiti

Lazzare Maxihen era repórter do grupo de mídia Roi des Info e cobria protestos contra o pequeno aumento dado ao salário mínimo dos haitianos pelo governo do premiê Ariel Henry

Jornalista LazzareMaxihen, assassinado por policiais no Haiti (RSF/Reprodução).
Escrito en GLOBAL el

O jornalista Lazzare Maxihen foi assassinado a tiros por policiais durante uma manifestação que reivindicava um salário mínimo mais alto, na tarde desta quarta-feira (23), em Porto Príncipe, capital do Haiti. Outros dois jornalistas também ficaram feridos pelas balas disparadas pelos agentes de segurança.

Um líder sindical e um jornalista da agência Reuters contaram à imprensa estrangeira que manifestantes marchavam pelas ruas, gritando palavras de ordem contra o governo do primeiro-ministro Ariel Henry, quando uma viatura da polícia passou disparando em direção à multidão, acertando Maxihen e outros dois profissionais, membros do Sindicato dos Jornalistas Online do Haiti.

Socorrido a um hospital nas proximidades do local onde foi ferido, o repórter, que trabalhava para o grupo de mídia haitiano Roi des Infos, não resistiu e acabou morrendo. A Polícia Nacional do Haiti foi procurada pela imprensa para se posicionar sobre o ocorrido, mas não negou nem confirmou a autoria dos disparos por parte de seus homens, limitando-se a dizer que não comentaria o trágico episódio.