RÚSSIA X UCRÂNIA

Brasileiro relata guerra na Ucrânia: "Caos, tristeza e produtos em falta"; veja vídeos

Rafael de Sousa Pinto, brasileiro que mora na Ucrânia, conta que acordou às 4h com notícias de que o país havia sido atacado

Brasileiro mostra supermercados com prateleiras vazias e filas em bancos na UcrâniaCréditos: Reprodução/Youtube.
Escrito en GLOBAL el

Após quatro meses de crise com o Ocidente, a Rússia atacou a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24). Vladimir Putin anunciou uma "operação militar especial" na região separatista de Donbass, onde ficam Donetsk e Lugansk, e deu início à guerra entre os países.

Rafael de Sousa Pinto, brasileiro que mora em Lviv, na Ucrânia, conta que acordou às 4h com as notícias de que o país havia sido atacado. Ainda pela manhã, ele começou a racionar água em uma banheira que tem em casa e foi ao supermercado para comprar mantimentos.

Apesar da cidade não estar localizada na zona de conflito e bombardeio, o sistema de correios está parado e os bancos impuseram restrições de retirada de somente 100 euros por pessoa. "A cidade está em silêncio, dá para sentir a vibração ruim. As pessoas estão muito tristes, acabei de ver uma moça jovem meio chorando, está super estranho", relata Rafael.

O brasileiro fez um vídeo no supermercado, onde dá para ver filas imensas e produtos já em falta. "Está uma loucura. As pessoas estão comprando muito, como loucas. Os bancos não deixam sacar dinheiro, se escuta sirenes a todo o momento na cidade. As provisões estão acabando, compramos o que pudemos para a casa", conta.

Assista aos vídeos: