MUNDO

Putin anuncia guerra e Rússia ataca Ucrânia; veja vídeos

Imagens mostram carros enfileirados deixando a capital Kiev após alerta de bombardeio. Rússia diz que desativou sistemas de defesa antiaéreo. Biden promete retaliação.

Bombardeio russo na cidade de Carcóvia, na Ucrânia.Créditos: Twitter/Mundo en Conflcto
Escrito en GLOBAL el

Em declaração no fim da noite desta quarta-feira (23), Vladimir Putin anunciou uma "operação militar especial" na região separatista de Donbass, onde ficam Donetsk e Lugansk, e deu início à guerra na Ucrânia.

"As circunstâncias nos obrigam a tomar medidas decisivas e imediatas. As repúblicas populares de Donbass pediram ajuda à Rússia. A este respeito, de acordo com o artigo 51, parte sete da Carta da ONU [Organização das Nações Unidas], com a sanção do Conselho da Federação e em cumprimento de tratados de amizade e assistência mútua com a RPD e a RPL, ratificados pela Assembleia Federal, decidi realizar uma operação militar especial", disse o presidente russo em discurso transmitido pela TV - assista ao final da reportagem.

Putin acusou a Organização do Tratado Atlântico Norte, a Otan, capitaneada pelos EUA, de apoiar grupos "nazistas e neonazistas" no país vizinho.

"Os países líderes da OTAN perseguem seus próprios objetivos apoiando totalmente os nazistas e neonazistas extremistas da Ucrânia, que, por sua vez, nunca perdoarão as pessoas da Crimeia e de Sebastopol por sua livre escolha de se reunificarem à Rússia".

Putin pediu que os militares russos deponham as armas antes de iniciar a série de ataques. Bombas teriam atingido diversas regiões da Ucrânia, inclusive na capital Kiev, onde carros se enfileiraram nas estradas que deixam a cidade após a emissão do alerta de bombardeio.

Já na manhã desta quinta-feira (24), o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que os sistemas de defesa antiaérea da Ucrânia foram desativados. O Kremlin nega que os ataques tenham como alvo a população civil. Agências internacionais, no entanto, dizem que ao menos 7 pessoas já foram mortas. 

Biden promete retaliação

Após o anúncio feito por Putin, o presidente dos EUA, Joe Biden, fez uma declaração em que  prometeu medidas contra a Rússia.

"Vou me encontrar com meus colegas do G7 pela manhã e depois falar com o povo norte-americano para anunciar as consequências que os Estados Unidos e nossos aliados e parceiros vão impor à Rússia por esse ato desnecessário de agressão contra a Ucrânia e a paz e a segurança globais", disse Biden em comunicado publicado pela Casa Branca.

O presidente dos EUA ainda afirma que "o presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano".

Assista ao discurso de Putin anunciando a guerra na Ucrânia.