CONFLITO ARMADO

Rússia x Ucrânia: começa a Terceira Guerra Mundial?

Nesta quinta-feira, exército russo iniciou ataque militar à Ucrânia, possivelmente o maior conflito armado da Europa desde a Segunda Guerra Mundial

Casas destruídas após bombardeio na UcrâniaCréditos: Reprodução/Youtube/BBC
Escrito en GLOBAL el

O exército russo iniciou nesta quinta-feira (24) ataque militar à Ucrânia. Em duro pronunciamento, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que era uma "operação especial", e alertou aos países que quem tentar interferir "sofrerá consequências". 

Durante pronunciamento realizado nesta manhã, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que as forças militares de seu país estão resistindo e convocou o povo a defender a nação. Zelensky também afirmou que se trata de uma “invasão total”.

Diante do início do conflito, muitas pessoas passaram a se perguntar se isso significaria o começo de uma Terceira Guerra Mundial, já que se trata possivelmente do maior conflito armado da Europa desde a Segunda Guerra Mundial, que aconteceu entre 1939 e 1945. O estopim deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939.

A Segunda Guerra envolveu a maioria das nações do mundo - incluindo todas as grandes potências - e ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.

Rússia x Ucrânia: Terceira Guerra Mundial já começou?

Para o especialista em Economia Política Internacional José Luís Fiori é "muito difícil prever até onde irá e quando terminará a guerra entre Rússia e Ucrânia, a menos que exista um perdedor claro".

"Neste caso, dependerá muito da velocidade da operação militar russa e, portanto, dos seus objetivos imediatos. Mas no momento parece pouco provável uma guerra mundial aberta", afirma o professor em entrevista à Revista Fórum. 

Segundo Fiori, os países europeus e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não têm forças para enfrentar a Rússia neste momento. Já os Estados Unidos, que ajudaram militarmente a Ucrânia, estão muito divididos e fragilizados pela sua recente humilhação militar no Afeganistão.

"E também pelo fracasso político de suas intervenções militares para mudar os governos ou regimes da Líbia, do Iraque, da Síria, do Iêmen e do próprio Afeganistão", complementa o especialista.

Representante russa diz que quer "evitar guerra mundial"

Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, disse nesta quinta-feira (24) que a situação em torno da Ucrânia não é o começo de uma guerra, mas que se trata, pelo contrário, de uma tentativa de evitar um conflito mundial.

"Em primeiro lugar, é muito importante: isto não é o começo de uma guerra. Nosso intuito é evitar o desenvolvimento de eventos que poderiam levar a uma guerra mundial. Em segundo lugar, é o fim da guerra", indicou a diplomata ao canal NTV. 

Zakharova apontou, ainda, que foram os EUA quem decidiram não realizar diálogo com a Rússia sobre a Ucrânia.