BARBÁRIE

Massacre na Casa dos Sindicatos: O dia em que neonazistas da Ucrânia carbonizaram militantes comunistas

Ao justificar a operação militar na Ucrânia, Vladimir Putin declarou que um dos objetivos é “desnazificar” o país

Em 2014, neonazistas da Ucrânia perseguiram e carbonizaram militantes comunistas.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en GLOBAL el

Ao se pronunciar sobre os ataques militares na Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (25), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou um dos objetivos da ação é "desnazificar" o país. 

"Vamos tentar alcançar a desmilitarização e desnazificação da Ucrânia. E levar à Justiça aqueles que realizaram múltiplos crimes sangrentos contra civis, incluindo cidadãos da Federação da Rússia", disse o líder russo em um trecho de seu discurso. 

Um dos crimes sangrentos a que Putin se refere, ocorreu no dia 2 de maio, de 2014 e ficou conhecido como "Massacre na Casa dos Sindicatos", quando grupos neonazistas, que estavam em ascensão na Ucrânia após o Euromaidan (levante que derrubou o governo de Viktor Yanukovych, que era pró-Rússia). 

O ataque foi organizado pela milícia paramilitar neonazista Pravyy Sektor (Setor Direito, em português) e reuniu mais de mil pessoas que invadiram o prédio que era sede de organizações sindicais e do comitê regional do Partido Comunista da Ucrânia. Mais de mil militantes da extrema direita participaram do ataque.

O Pravyy Sektor, que contou com o apoio dos hooligans do clube Chermorets, perseguiam manifestantes pró-Rússia que se esconderam na Sede dos Sindicatos. No ataque, 39 pessoas morreram carbonizadas. 

Entre as vítimas está o jovem militante comunista Vadim Papura, que tinha 17 anos. 

Parte dos manifestantes que atacaram o prédio usavam suásticas e insígnias fascistas. 

Aqueles que conseguiam fugir do prédio, eram cercados e espancados por nazistas. A polícia ucraniana presenciou, mas não interveio. 

Um dos líderes do grupo Pravyy Sektor, Dmitry Ragovsky, declarou, à época do ataque, que o objetivo do grupo era eliminar os cidadãos pró-Rússia. 

Pravyi Sektor: quem são os neonazistas da Ucrânia apoiados por bolsonaristas

As origens e motivações para o conflito entre os dois países vêm de longa data e têm relação, principalmente, com a influência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e dos Estados Unidos na região - o que para o governo russo representa uma ameaça. 

Essa tensão chegou ao ápice em 2014, quando ultranacionalistas que eram contra o presidente ucraniano Viktor Yanukovych, pró-Rússia, tomaram as ruas com protestos, em um movimento que fiou conhecido com Euromaiden. O levante derrubou o governante que, aliado ao governo russo, tinha se recusado a assinar um acordo para se associar à União Europeia. Depois desse movimento que a Crimeia, que não reconheceu o novo governo, foi anexada à Rússia, após referendo. 

Em meio a esses conflitos surgiu o Pravyi Sektor, grupo paramilitar, notadamente neonazista, que depois se tornou partido político. O grupo atuou diretamente para a derrubada do governo Yanukovych. A vitória dos manifestantes ultranacionalistas garantiu a incorporação de neonazistas nas forças armadas ucranianas. 

 

Pravyi Sektor e os bolsonaristas 


A bandeira usada pelo Pravyi Sektor leva o brasão de armas da Ucrânia, símbolo adotado por movimentos neonazistas, com o fundo em vermelho e preto. Eles dizem seguir a "tradição" do Exército Insurgente Ucraniano, que lutou na Segunda Guerra Mundial em cooperação com os nazistas e contra a União Soviética.  

A Organização dos Nacionalistas Ucranianos, da qual derivou o grupo, introduziu elementos de fascismo, expansionismo e darwinismo social em sua ideologia.