GUERRA NA UCRÂNIA

Talibã pede que Rússia e Ucrânia resolvam crise de maneira pacífica

A retomada do poder no Afeganistão pelo Talibã deixou mais de mil mortos, dois mil feridos e 244 mil civis refugiados

Talibãs tomam o poder no Afeganistão.Créditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O regime do Talibã, que retomou de maneira violenta o comando do Afeganistão em 2021, pediu através de nota oficial publicada nesta sexta-feira (25), que a Rússia e a Ucrânia “resolvam a crise por meios pacíficos”.

O comunicado postado na conta oficial do Taleban no Twitter, que agora atende pelo nome de Emirado Islâmico do Afeganistão, afirma que o grupo disse está preocupado "com a possibilidade real de baixas civis".

O Talibã pediu que o diálogo seja mantido entre a Rússia e a Ucrânia, além de pedir proteção aos afegãos que vivem na Ucrânia.

Estado não é reconhecido

O Emirado Islâmico do Afeganistão, ainda não foi reconhecido por nenhum país como o novo governo do Afeganistão desde sua tomada do poder em agosto.

O Ministério das Relações Exteriores publicou a 'Declaração sobre a crise na Ucrânia' na manhã de sexta-feira. A nota foi compartilhada por figuras importantes do Taleban.

"O Emirado Islâmico do Afeganistão está monitorando de perto a situação na Ucrânia e expressa preocupação com a possibilidade real de vítimas civis", diz o comunicado.

Mortos, feridos e refugiados

Segundo estimativas, foram mortos no Afeganistão durante a ofensiva Talibã no ano passado mais de mil civis, além de dois mil feridos.

De acordo com cálculos da ONU, o conflito provocou a evasão 244.000 civis refugiados.

Com informações do Mail Online