VÍDEO

VÍDEO: Jogadores brasileiros fogem da Ucrânia em comboio próprio; mulher chora ao narrar

Após criticarem a ação desastrosa da embaixada brasileira, que disse que cidadãos deveriam "fazer a viagem por conta e risco próprio", grupo montou comboio com carros próprios até estação de trem.

Grupo de brasileiros fogem pelas ruas de Kiev.Créditos: Reprodução/Instagram @mariasouza96
Escrito en GLOBAL el

Após ter seus apelos ignorados pelo governo Jair Bolsonaro (PL), um grupo de 20 brasileiros que reúne jogadores de futebol brasileiros, familiares e empresários, organizou uma comitiva própria para se deslocar na manhã deste sábado (26), sob tiros e bombas, do hotel em que estavam no centro de Kiev até estação de metrô, para pegar um trem e viajar até a cidade Chernivtsi, no oeste do país, na fronteira com a Romênia.

Maria Souza, esposa do zagueiro Marlon, do Shakhtar Donetsk, divulgou vídeo nas redes em que mostra o desespero da comitiva na fuga pelas ruas da capital ucraniana.

Chorando muito, ela mostra imagens de dentro do carro onde estava com os filhos e narra a fuga da comitiva.

"Estamos saindo daqui agora pois nos informaram que tem três trens saindo daqui agora. Estamos em comboio com todos os brasileiros", diz ela, enquanto se ouve o choro de um bebê. "Foi uma correria, pois foi avisado de última hora", emenda.

No stories, ela volta a criticar o plano elaborado pela embaixada brasileira, que não ofereceu nenhuma proteção durante o deslocamento.

Mais cedo, o grupo havia rejeitado com críticas a proposta do governo brasileiro.

"Como que nós iríamos embarcar num trem - e a embaixada deixou claro que esse trem não garantiria que todos os cidadãos brasileiros pudessem realmente embarcar -, andar dois quilômetros, tendo vários tiros, bombas, a 800 metros de nós, várias crianças, pessoas com idade. Então, a única opção que tivemos foi ficar aqui e estamos aguardando realmente algo efetivo, com funcionários, profissionais, que realmente nos garantam a integridade física para que possamos sair da Ucrânia", disse um dos representantes do grupo.

Ele ainda comparou a ação desastrosa do governo Jair Bolsonaro (PL) com o que está sendo realizado pelo governo de Portugal.

"Nós acreditamos no governo brasileiros, sabemos que tem preocupação conosco. Mas, sem querer fazer um comparativo, a Embaixada Portuguesa efetivamente ofereceu veículos para um plano de fuga dos seus cidadãos e, enquanto isso, nós estamos aqui, sem algo claro, por nossa conta e risco", afirmou.

Segundo Maria Souza, há um desencontro de informações divulgadas no Brasil com a realidade dos brasileiros que buscam fugir da guerra. 

Assista ao vídeo.