GUERRA NA UCRÂNIA

Elon Musk afirma garantir internet na Ucrânia via satélite Starlink

O tuíte de Musk foi uma resposta ao vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, pedindo a ele que fornecesse estações Starlink ao país

Elon Musk.Créditos: Divulgação
Escrito en GLOBAL el

O bilionário da SpaceXElon Musk, afirmou neste sábado (26), na sua conta do Twitter que o serviço de banda larga por satélite Starlink da empresa está disponível na Ucrânia. Ele afirmou ainda que a SpaceX está enviando mais terminais para o país. A internet foi interrompida devido à invasão russa.

"O serviço Starlink agora está ativo na Ucrânia. Mais terminais a caminho", tuitou Musk.

O tuíte de Musk foi uma resposta ao vice-primeiro-ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, pedindo a ele que fornecesse estações Starlink ao país.

“Musk, enquanto você tenta colonizar Marte – a Rússia tenta ocupar a Ucrânia! Enquanto seus foguetes pousam com sucesso do espaço - foguetes russos atacam civis ucranianos! Pedimos que você forneça à Ucrânia estações Starlink”, escreveu Fedorov.

Satélites Starlink

A conexão com a Internet na Ucrânia foi afetada pela invasão russa, particularmente nas partes sul e leste do país, onde os combates foram mais intensos, disseram monitores de internet neste sábado.

A tecnologia de satélite pode fornecer internet para pessoas que vivem em áreas rurais ou de difícil acesso, onde cabos de fibra ótica e torres de celular não chegam.

Musk disse em 15 de janeiro que a SpaceX tinha 1.469 satélites Starlink ativos e 272 se movendo para órbitas operacionais em breve.