RÚSSIA X UCRÂNIA

União Europeia vai fornecer caças de combate à Ucrânia

Anúncio foi feito por Josep Borrell Fontelles, que é o representante de Relações Internacionais e Política de Segurança da União Europeia

Créditos: Escritório presidencial da Ucrânia
Escrito en GLOBAL el

Os países da União Europeia decidiram, neste domingo (27), fornecer jatos de caça à Ucrânia para a guerra contra a Rússia. O anúncio foi feito por Josep Borrell Fontelles, que é o representante de Relações Internacionais e Política de Segurança da União Europeia.

O bloco financiará a compra e entrega de armas no valor de US$ 500 milhões à Ucrânia, marcando a primeira vez na história que a UE enviará armas a um país sob ataque. 

"O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Kuleba, tem nos falado de caças que o exército ucraniano é capaz de operar. E sabemos quais são esses tipo de aviões, e que alguns Estados membros têm esse tipo de avião", disse Borell. 

O representante da União Europeia afirmou, ainda, que vai propor o uso do "Fundo Europeu para a Paz" para financiar o "fornecimento de material letal ao exército ucraniano, bem como combustível, equipamentos de proteção e suprimentos médicos urgentemente necessários."