RÚSSIA X UCRÂNIA

"Está mal informado": Diplomata ucraniano cobra Bolsonaro sobre guerra

Após Bolsonaro alfinetar presidente da Ucrânia, diplomata afirma que ele deveria conversar com Zelensky

Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Por
Escrito en GLOBAL el

Após Jair Bolsonaro (PL) ser apontado como aliado do presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela imprensa do país soviético, o mandatário brasileiro foi criticado pelo encarregado de Negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach.

Além de cobrar um posicionamento de Bolsonaro, avaliou que ele está "mal informado" sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. "O presidente do Brasil está mal informado. Talvez seria interessante ele conversar com o presidente ucraniano para ver outra posição e ter uma visão mais objetiva", disse Tkach, durante coletiva de imprensa.

Segundo o diplomata, o conflito não envolve somente os dois países, muito menos só a Europa. Para ele, é o futuro do mundo que está em jogo. "Nesse momento, não se trata de apoio à Ucrânia; se trata de apoio aos valore democráticos, ao direito internacional incluindo os fundamentos como não violação das fronteiras, o respeito de soberania do Estado e de integridade territorial", disse.

No sábado (26), Tkach já havia feito uma declaração onde pedia que o Brasil colocasse sanções mais duras contra a Rússia por causa da invasão à Ucrânia. Hoje, ele voltou a fazer o mesmo pedido.

Bolsonaro diz que é "exagero" chamar invasão russa de massacre

Diferente de Estados Unidos e Europa, as opiniões de Bolsonaro em coletiva de imprensa neste domingo não condenaram a Rússia. Além de falar que é um "exagero" chamar de massacre o cerco que o exército russo fez na capital Kiev, ele afirmou que o Brasil precisa "ter responsabilidade" em termos de negócios com a Rússia, porque depende de fertilizantes.

"Eu entendo que não há interesse por parte do líder russo de praticar um massacre. Ele está se empenhando em duas regiões do Sul da Ucrânia que, em referendo, mais de 90% da população quis se tornar independente, se aproximando da Rússia. Uma decisão minha pode trazer sérios prejuízos para o Brasil", disse.

Além disso, Bolsonaro deu uma alfinetada em Volodymyr Zelensky, ao dizer que o povo ucraniano "confiou em um comediante".  "O comediante que foi eleito presidente da Ucrânia, o povo confiou em um comediante para traçar o destino da nação. Eu vou esperar o relatório da ONU para emitir a minha opinião", afirmou.